Nas reuniões públicas que freqüento no Centro Espírita Seara Fraterna, tem um expositor amigo meu, que sempre, em suas palestras que tocam o assunto relacionamento a dois, faz uma indagação à audiência, falando capciosamente, antes só... e ouve-se em uníssono todos dizerem ...do que mal acompanhado. E é curioso, porque é uma frase que já está tão intrínseca na mente das pessoas, que nunca paramos para analisar a gravidade de tal afirmação e ele sempre mostra uma nova perspectiva dizendo que antes só do que melhor acompanhar.
Atualmente, vivemos um momento em que a filosofia Socrática está em voga, ou seja, muitos estão de fato interessados em conhecerem a si mesmos, fazendo jus à afirmativa imperiosa que Sócrates leu no Oráculo de Delfos no que dizia “Homem Conhece-te a ti mesmo”. Hoje, normalmente as pessoas já não são tão egoístas quanto eram há alguns séculos, onde se não gostássemos de alguém, simplesmente relegávamos ao nada, desprezávamos e não dávamos nossa atenção, como faziam os antigos, que, por exemplo, não gostando mais de suas mulheres, abriam mão delas para se relacionarem com outras.
Atualmente, muitos livros, religiões e filosofias estão induzindo o ser humano a olharem para dentro de si. É muito forte essa nova onda que vem tocando as pessoas no que tange ao melhoramento de si próprio. Coisa que antes pairava somente no domínio das religiões e filosofia, está se vulgarizando, fazendo o ser humano enxergar a importância de se autoconhecerem.
Então, analisando a frase, antes só do que mal acompanhado, a gente pode refletir sobre se não somos nós, que muitas vezes somos a má companhia de outrem. Será que não somos nós que estamos tão arraigados nos nossos sentimentos orgulhosos e egoístas, que queremos que o mundo todo se adapte a nós?
Então, antes de proferir essa frase, pense bem se não é melhor estar só do que mal acompanhar.
MUITO bacana MESMO tudo isso que vc escreveu !
ResponderExcluirNós temos mesmo a tendencia a achar que errados são os outros, sempre estamos certos...
Antes só que mal acompanhar. Muito boa essa. Vou escrever sobre isso no meu blog também, e falar de vc, claro!
Parabéns!
Bjo
Obrigado Natasha! É uma tendência muito egoísta que temos de achar que sempre ninguém está à nossa altura, quando na verdade a visão tem que ser exatamente o contrário. Será que estamos à altura de alguém? Sócrates apregoava: "Homem, conhece-te a ti mesmo".
ResponderExcluirPS: O mérito da frase não é meu, é de um amigo expositor do Seara Fraterna. O @alex_ta_ai.
Peace!