sábado, 14 de agosto de 2010

IBGE - Censo 2010 - Espíritas ou Kardecistas?

Rolou pela Internet (e fora dela) um burburinho sobre a questão do credo religioso que aparecerá nas pesquisas do CENSO 2010 realizadas pelo IBGE. Fala-se por aí que quem responder Espírita na pesquisa, não será enquadrado como Espírita, mas como Umbandista ou Candomblecista, apesar de o termo estar tomado errado, tanto pelos religiosos das correntes citadas, quanto pelo IBGE.

Fato é que o IBGE papou mosca na hora de definir a terminologia correta para identificar os que professam a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec. Penso até que foi mesmo proposital, porque muitas outras religiões, além de alguns exotéricos, autodenominam-se Espíritas sem de fato o serem, apenas acreditados que se pensam como nós acerca da reencarnação e da comunicação mediúnica, têm o direito de classificarem-se Espíritas, o que está errado.

Como o objetivo aqui não é ficar preso às terminologias, nem fazer juízo se devem ou não usar a terminologia, o ideal é que todos os Espiritistas saibam que na hora de responderem à pergunta sobre a sua religião, respondam Kardecista, embora este termo esteja genuinamente errado. A idéia não é assumirmos tal terminologia, mas apenas que contribuamos para a contagem correta a respeito dos Espíritas no Brasil.

É imprescindível afirmar que o termo Kardecista, embora equivocado, é amplamente utilizado pelo próprio Movimento Espírita. É imperioso instruir a todos os Espíritas que não leram a introdução de O Livro dos Espíritos, onde Kardec discorre sobre os neologismos introduzidos por ele, de forma a dar uma explicação bastante completa do que significa Espiritismo.

Eu já havia escrito sobre essa confusão de terminologia há algum tempo, e aos que querem entender o que são exatamente o termo Espiritismo e Kardecismo, recomendo a leitura do artigo Espiritismo, Kardecismo ou Espiritualismo?

Então, não esqueçam, embora esteja errado, respondam Kardecistas no CENSO do IBGE.

UPDATE:
Depois do comentário da nossa leitora Natasha, fui ao site da FEB e estava lá estampado um banner que nos orienta, com mais detalhes, sobre a forma de resposta que devemos utilizar no CENSO. Corroborando o que nossa colaboradora Natasha informou, o código 610 compreende uma série de terminologias, tais como: Espírita, Kardecista, Cardecista, Centro Espírita, Federação Espírita Brasileira, etc. Para mais informações, cliquem aqui.

Obrigado Natasha, pela informação!

Peace!

Leia mais

8 comentários:

  1. Vi sobre isso na entrevista que a Marina ferri (presidente da união social espírita de Taubaté) deu pra Vanguarda Comunidade nesse domingo 15/8.
    Ela falou que a orientação da federação espírita brasileira é que se questionados sobre isso na pesquisa que respondamos o nosso código 610. Esse código representa uma lista imensa de espiristimos que as pessoas inventam, né. Ela acredita que não haverá fidelidade quanto a definir as religiões no Brasil, mas 'fazer o que'!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a orientação, que veio da FEB, é que respondamos Kardecistas, para que a contagem seja mais próxima da realidade possível. Inclusive essa orientação aparece na Rádio Rio de Janeiro toda hora. http://www.radioriodejaneiro.com.br

    Peace!

    ResponderExcluir
  3. Eu jamais questionaria o que disse Marina Ferri. Talvez a intenção seja não divulgar mais ainda o nome 'errado' de kardecista. Mas em todo caso, no final das contas em termos religiosos essa pesquisa não vai ser fiel de qualquer maneira. Infelizmente!

    ResponderExcluir
  4. Oi Natasha! Pra falar a verdade, eu não conheço Marina Ferri. Mas de qualquer forma, eu atualizei o post com seu comentário, muito obrigado por isso! :)

    Eu também acho que a contagem nunca será perfeita. Afinal de contas, Estatística é a forma politicamente correta de contar mentiras... ;)

    ResponderExcluir
  5. "Estatística é a forma politicamente correta de contar mentiras" Adorei isso !! rrsrsrsrs
    Obrigada por me incluir no post!
    E poste mais! Há algum tempo "me encontrei no espiritismo" e gosto muito de ler sobre isso, seja voltado para religião, filosofia, psicologia, adoro mesmo!
    Tenho levado meu blog para esse lado (e as visitas estão diminuindo!) também! rsrs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Natasha, nosso trabalho é esse. Aproveitar este período na Terra pra divulgar coisas boas. Então, resolvemos divulgar as coisas boas do espiritismo.

    E quanto às visitas, não fique triste, isso é questão de tempo. Teu público vai mudando aos poucos. E normalemente, a grande maioria não se importa com a vida espiritual.

    Continue nos visitando!

    ResponderExcluir
  7. Acho que o termo espírita só será aceito e respeitado,daqui 1-2milhões de anos,até lá haverá confusões da parte dos que se dizem,mas não são espíritas( se dissessem que eram macumbeiros,umbandistas,candomblis tas,voduístas,etc,tais irmãos nos iriam nos ajudar muito,mas...),teremos que ter paciência assim mesmo.Há um longo trabalho a fazer...

    ResponderExcluir
  8. Acho sério isso.É uma pena que até hoje o ser humano tenha essa idéia de religiâo.Se lembrarmos que uns100-200 anos atrás os espíritas no Brasil já foram perseguidos(presos),e só depois tratados com tolerância,e até respeitados,como no caso de Bezerra,e chico xavier,talvez tenhamos a resposta em querer alguns se apropriarem com o título "espírita",quando são macumbeiros,rosa-cruzes,etc;é uma confusão absurda.É delicado,porque o ideal seria colocarem placas com o título de macumbeiros,rosa-cruzes,voduístas,candomblistas,etc,menos espíritas.Vai durar séculos estas estórias confusas,paciência.E não adianta nos chamarmos de Kardecistas,que eles se chamarão de kardecistas!

    ResponderExcluir

Os comentários deixados neste blog, não necessariamente expressarão as idéias do mesmo, podendo ser moderado sem prévio aviso caso seu conteúdo não respeite a trindade: Respeito, Fraternidade e Amor ao Próximo.