segunda-feira, 30 de abril de 2007

Reencarnação, uma questão de Justiça!

Vimos no último post que o Espírito é algo muito vivo, de identidade única no Universo, vive além da matéria, foi criado por Deus e é eterno. Com isso, gostaria de começar este post com uma pergunta provocante: Em que momento é criado o Espírito? No momento do nascimento ou o Espírito já existia antes do corpo nascer? O que você acha? Vamos estudar um pouco desse fenômeno divino e abordar os dois pontos levantados nas questões acima.

1) O Espírito é criado no momento do nascimento do homem.

Muita gente crê, principalmente os Católicos e Evangélicos, que o Espírito é criado no momento do nascimento do homem. Que dali pra frente, tudo o que ele fizer irá contar positiva ou negativamente para o seu "julgamento final", o Fim do Mundo. Será? Vamos analisar.

Vimos que o Espírito é quem armazena todo o conhecimento do homem, seja ele espiritual, religioso, científico, tecnológico, etc. O cérebro é só um meio material de ligar a matéria à psiquè (alma). Se todo conhecimento está no Espírito, inclusive as boas e más obras, ele vai viver após a matéria para ser julgado, nada mais lógico, visto que o cérebro será consumido pela terra, ao pó voltará. Com isso, estamos falando do final da vida material, mas e o início? E as crianças índigo? E todo aquele conhecimento que, por exemplo, Beethoven, tinha sobre a música mesmo quando criança? E as crianças que parecem "nascer sabendo" sobre determinado assunto?

Se o conhecimento está no Espírito, certo é que todo o conhecimento levantado pelas questões acima, também está no Espírito, sem dúvida! O conhecimento estando no Espírito e Deus criando o Espírito no momento do nascimento do homem, das duas uma: Ou Deus privilegiou alguns com aptidões mais que outros ou o Espírito já obteve todo o conhecimento de algum outro lugar. Agora, julgue você mesmo, pela sua própria razão.

2) O Espírito já era existente antes do nascimento do corpo material

Essa é a abordagem mais lógica. Confrontam as questões lançadas acima e também justifica todo o conhecimento que uma pessoa tem, toda a disposição para aprender tal ou tal coisa. Vamos analisar minuciosamente essa abordagem.

No momento que um Espírito encarna num corpo igual ao nosso, ele já passou por algumas existências anteriores, nesta ou noutra esfera. Nas existências anteriores obteve conhecimentos que ficaram armazenados no Espírito. Conhecimento esse que não será jamais perdido, senão pela vontade de Deus, que estará acompanhando o Espírito em todas as suas existências futuras. Se um homem foi Músico em uma existência anterior, certo é que o conhecimento da música está enraizado no seu Ser e lhe acompanhará em suas próximas existências, como aconteceu com Beethoven e diversos outros grandes nomes da música. Eu mesmo, desde muito pequenino, sempre tive muita facilidade para aprender instrumentos musicais. Sempre tive pré-disposição para alguns assuntos, entre eles a música e desenho.

Se o Espírito passou por novas existências, então não existe o fogo eterno! Seria até ilógico dizer que Deus, em toda sua sabedoria, bondade, misericórdia e justiça, colocaria um de seus filhos no inferno para todo o sempre. Um Espírito encarnado que tem inclinação para o mal e não faz nenhum sacrifício para dominá-la, pratica todas as maldades inconseqüentemente e nem se dá o trabalho de conhecer alguma doutrina religiosa que lhe ensine um pouco sobre a vida espiritual, é para Deus como um filho rebelde é para um pai. Um pai, por mais que submeta um filho a uma punição, sempre deixará uma porta aberta ao arrependimento. Depois de uma punição, o filho estando regenerando, o pai não o perdoaria? Se um pai sabe ofertar boas coisas aos filhos, imagina o Pai que está nos Céus?

Existe uma lei chamada Causa e Efeito. Para todo Efeito tem uma Causa. Se você está aqui, certamente houve uma causa que lhe fizesse habitar essa esfera, boa ou má. Você (digo como sendo Espírito) pode não estar depurado o suficiente para partir para o "céu", ou pode ter sido depurado o suficiente para sair de um "inferno" para esta esfera, que não é a última e nem a melhor. Justiça é isso. Como pode ser explicado o fato de uma criança nascer com deficiencias físicas ou mentais? Crianças que morrem sem ter uma razão lógica (sem ter a luz da reencarnação)? Crianças que nascem, por exemplo, no continente Africano submetidas à miséria indigna de um ser humano e morrem de fome, desidratadas? Seria Deus injusto em privilegiar somente alguns seres da criação? A resposta é tão clara como a água cristalina, absolutamente NÃO! E não há como explicar tais situações sem aceitar na sua mais pura essência, a reencarnação, para todo efeito existe uma causa.

Contanto, existem aqueles que nada acreditam fora da Bíblia, e é justo, embora eu acho muito egoísmo acreditar que Deus só enviou aqueles homens, os discípulos de Cristo, para nos esclarecer das coisas espirituais. O próprio Cristo falou que nem tudo nos era mister compreender, mas que ele enviaria O Consolador pelo Espírito da Verdade (que é o próprio Cristo através dos bons espíritos) para nos esclarecer mais abertamente sobre tudo aquilo que o povo não poderia entender naquela época. Mas me diga agora, se Jesus Cristo não disse tudo naquela época, sem a certeza de haver uma vida futura, de que adiantaria Cristo enviar O Consolador para nos dar as boas novas esclarecendo-nos de alguns detalhes novos do mundo espiritual se a vida do povo daquela época findaria depois de mais algumas décadas?

Visto que a Bíblia é um livro Universal, deve-se lá encontrar todas as respostas às perguntas da atualidade, umas respostas claras, outras nem tanto. Porém acrescento que a Bíblia foi escrita em uma época onde a evolução intelectual era muito limitada, as pessoas não tinham capacidade intelectual e nem tampouco moral para entender todos os "mistérios" da vida Espiritual, como eu disse no parágrafo anterior. Cabe, neste caso, uma análise muito minuciosa para entender tudo o que o Grande Mestre Nazareno nos deixou nas entrelinhas dos Seus ensinamentos naquela época. Existem várias, não poucas, evidências de que a reencarnação é um fato, e não surgiu de 100 anos pra cá, nem de 2000 anos pra cá. A reencarnação é uma Lei Divina, a Lei do Progresso, rumo à perfeição.

Para quem quiser se aprofundar e ver a veracidade dos fatos na própria Bíblia, disponibilizo um link com todas as evidências. «A Reencarnação é Confirmada pela Bíblia».

"E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."
(Mateus XI, v. 12 ao 15)

Que Deus ilumine a nossa mente e nosso coração, fazendo-nos a cada dia nos abnegarmos das coisas materiais dessa vida e voltarmos mais as espirituais praticando o amor e a caridade do Grande Mestre Jesus Cristo!

Até a próxima!

8 comentários:

  1. Interessante!

    ...e as "Crianças Índigo"... Falamos sobre isso por esses dias, lembra?

    ResponderExcluir
  2. Excelente abordagem, racional, com argumentação e referências, e somente aqueles que têm dificuldades em raciocinar sem o amparo da religião, ou que temem romper com paradigmas, evitarão compreender. Muito bom Ramon, você é uma pessoa muito especial, de muita capacidade. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. A minha opinião é a seguinte: Na Bíblia Jesus disse: Ao Homem está ordenado morrer UMA SÓ VEZ vindo depois disso o juízo". Ele não disse que os homens morreriam e voltariam várias vezes em outros corpos. Jesus encarnou em forma de homem, morreu uma única vez, ressuscitou e está assentado à direita do Pai, por isso, de acordo com a Bíblia a reencarnação não existe.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Teresa, antes de mais nada gostaria de agradecer a sua colaboração com o nosso espaço aberto para divulgação e discussão a respeito da Doutrina Espírita.

    Do tópico exposto, em nada infere o que Paulo disse aos Hebreus (não Jesus): é dado ao homem morrer só uma vez.

    Entendemos que o homem morre uma vez sim. Pois quem morre é o corpo de carne, o Espírito jamais morre. Então, um homem que morre hoje, não morrerá novamente em outra encarnação, ele morrerá uma única vez, porém o Espírito perpertuará para a eternidade.

    Se não fosse assim, Paulo estaria indo contra os próprios feitos de Jesus Cristo, quando "ressucissitou" Lázaro. Se é dado ao homem morrer uma única vez, qual seria a razão de Lázaro ter morrido duas vezes? Estaria Jesus inferindo as leis divinas?

    Concluimos então que o que morre não é o Espírito, mas o corpo de carne - e uma única vez. Após isso o Juízo virá através de sua própria consciência onde prestará contas junto no Plano Espiritual e pagará segundo as suas obras, como disse o Mestre Jesus.

    Só para acrescentar mais um pequeno ponto, é citado na Bíblia que João Batista ERA Elias. Ou seja, o Espírito que animou Elias no velho testamento, voltou a animar o corpo de João Batista. Existem algumas passagens que falam desse tópico, basta uma pequena pesquisa para entender.

    Logo, a Bíblia não diz que a Reencarnação não existe. Pelo contrário, dá provas de sua existência, até mesmo nas palavras de Cristo quando disse que o Homem deve nascer novamente - onde inequivocamente as pessoas associam ao ato de batismo nas águas.

    Continue participando!

    Muita Paz!

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou católico, mas quero deixar claro também que tenho muitos e bons amigos espíritas os quais respeito e amo muito, Paz e Bem a todos! A questão é doutrinária, é uma questão de fé. A Bíblia vai oferecer sempre argumentos a qualquer pessoa que tenha qualquer idéia, pois para suas palavras cabe sempre uma interpretação diferente, de acordo com nossas conveniências e pensamentos, pois o homem tende sempre a ser "tendencioso". Se João, o Batista, fosse Elias, no monte tabor quem teria aprecido junto com Moisés seria João e não Elias. Deus é Deus dos vivos e não dos mortos. Caso vcs me respondam poderemos debater mais pontos de vista. Um abraço fraterno a todos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sandro, grato pela visita e pelo comentário.

    A Bíblia não deve ser um livro que dê margem à interpretação, se não não teria sentido seguí-la cegamente, como o fazem alguns de nossos irmãos. Analisando-a racionalmente, com os recursos necessários para não se deixar levar por convenções, ela é uma fonte riquíssima, fonte esta que o Espiritismo explica de forma ímpar.

    Com relação à sua citação de João Batista, faltou você considerar o aspecto espiritual de quem já desencarnou. Quando desencarnamos, temos consciencia (dependendo da nossa evolução moral) das vidas que temos antes. Pois bem! Enquanto desencarnados, existe um corpo que é um "corpo intermediário" que se posiciona "entre" o corpo carnal e o espírito, é o que chamamos de Perispírito - ou corpo do espírito. Este corpo é quintenssenciado, sutil e se molda de acordo com a vontade do Espírito.

    Considerando o seu comentário, o Espírito que foi Elias e João batista poderia ter se feito visível de qualquer forma que lhe aprouvesse. Como tratamos de um espírito evoluído, ele poderia rememorar qualquer de suas existências e se fazer visível da forma que tinha que ser.

    Animando ainda mais o tema, podemos considerar que Deus não é só Deus dos vivos, mas dos ditos "mortos" também. O que vós chamais mortos, são nada mais que Espíritos que animaram corpos de carne em diversas existências. Então, Deus se utilizou dos "mortos" em todos os tempos da humanidade para fazer a Sua vontade, como podemos ver em toda a extensão da Bíblia. Lembrando que esses Espíritos que são relatados na Bíblia nem sempre são de Luz, muitas vezes são mencionados como demônios, ou Espíritos ainda imersos no mal, que um dia, inevitavelmente entrará no caminho de Luz através do Evangelho de Cristo e seguirá seu caminho, assim como todos nós fizemos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Ainda sim não entendi em qual momento o espírito é criado. Se o espírito já existe antes do nascimento, quantos espíritos existem? Eles existem desde quando? Havia espíritos antes da criação da terra? Os primeiros que nasceram, não tinham conhecimento nenhum e o que eles seriam foi decidido desde sua primeira vida, já que nas outras eles mantêm sempre um conhecimento? Não seria culpa de nossos tolos antepassados os nascidos na África serem tão pobres atualmente, qual seria o "pecado" da vida anterior para que eles nascessem em tão inóspito lugar, com tantas privações e provações? Porque Hitler involuiu tanto a ponto de criar tal genocídio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o espírito já existe antes do nascimento, quantos espíritos existem? Eles existem desde quando?
      R: Não sabemos. Ninguém sabe.

      Havia espíritos antes da criação da terra?
      R: Sim. Os Espíritos habitam, habitaram e habitarão todos os mundos do universo. Antes da Terra, os outros mundos já eram habitados.

      Os primeiros que nasceram, não tinham conhecimento nenhum e o que eles seriam foi decidido desde sua primeira vida, já que nas outras eles mantêm sempre um conhecimento?
      R: Você confundiu dois temas. O Espírito antes de encarnar no homem, teve a experiência nos três reinos, a saber: mineral, vegetal e animal. Após isso, começou sua experiência no homem (ou humanóide, visto que em outros planetas há vidas). As experiências jamais se perderam, mesmo que não lembremos exatamente como a adquirimos.

      Não seria culpa de nossos tolos antepassados os nascidos na África serem tão pobres atualmente, qual seria o "pecado" da vida anterior para que eles nascessem em tão inóspito lugar, com tantas privações e provações?
      R: Não há lógica em acreditar que nós outros paguemos por "pecados" realizados por antepassados. Há várias vidas e temos as experiências boas ou más de acordo com nossos atos.

      Porque Hitler involuiu tanto a ponto de criar tal genocídio?
      R: Para Hitler INvoluir ele teria que ter sido Evoluído antes. Ele o foi? Creio que não. Ele só mostrou quem era, nada mais.

      Excluir

Os comentários deixados neste blog, não necessariamente expressarão as idéias do mesmo, podendo ser moderado sem prévio aviso caso seu conteúdo não respeite a trindade: Respeito, Fraternidade e Amor ao Próximo.