terça-feira, 12 de junho de 2007

O grande mal da humanidade é a religião

Diferenças sempre existiram, e viva as diferenças. O único problema é o respeito a elas. Esse é o "X" da questão. Muita gente não se respeita atualmente, seja em qual área for. Quando o assunto é religião então... ...sai de baixo!

Religião:
1) crença na existência de um ente supremo como causa, fim ou lei universal
2) crença, devoção, piedade
3) reverência às coisas sagradas

Fonte: Houaiss


Toda religião tem o seu papel (importante) na humanidade, cada uma tem um grupo de pessoas aptas a entenderem a sua mensagem e a difundirem, na sua grande maioria fundamentada no amor. Grandes grupos religiosos têm seus líderes: Buda, Khrisna, Maomé, Jesus, entre outros. Todos empenhados em disseminar a prática do bem, do amor, da caridade, da benevolência. E graças a Deus, toda a humanidade foi muito empenhada em fazer a lição de casa e praticam os ensinamentos no seu cotidiano conforme os mártires citados, não é mesmo? NÃO! Já pararam para pensar se os homens seguissem o que seus líderes lhes ensinaram? Já imaginaram se houvesse uma única religião no mundo, uma religião em que todos se respeitassem, todos amassem o próximo como a si mesmos, onde nem o amor-próprio nem o egoísmo imperassem? Chegaremos lá, um dia...

Há quem diga que a religião é fundamental para a formação da sociedade, para orientar as pessoas que não têm instrução a seguirem um caminho religioso. Eu discordo. Por causa da religião que o Vaticano pode comprar um país inteiro, enquanto tem milhares de pessoas morrendo de fome ali do lado deles, na África. Enquanto a Igreja Universal está extorquindo seus fiéis, no Rio de Janeiro, cidade onde vivo, existem milhares de pessoas nas ruas (incluindo mulheres e crianças) passando fome, sede e frio (isso sem contar os próprios membros da IURD). Agora, pensando friamente, se a religião apregoa o amor de Cristo, certo é que os praticantes deste amor deveriam seguí-lo, ajudando quem precisa, seja material ou espiritualmente. E é isso o que acontece? Infelizmente não, e isso denota a nossa inferioridade em relação aos grandes mártires que por aqui passaram.

Todas as vezes que penso em religião, de tanto a mídia e a História martelar no meu (in/sub)consciente, associo logo ao capitalismo abusivo e/ou a enganação. Quando o nosso "irmão mais velho" passou pela Terra, foi ao encontro das ovelhas desgarradas, das que estavam fora de um rebanho pois estas estavam preparadas, de coração limpo para ouvirem o que o grande Mestre tinha para dizer - A Boa Nova. Com sua missão parcialmente cumprida na Terra, os homens aproveitaram a ignorância da população para tirar algum proveito dessa situação. Usou a Boa Nova para benefício próprio, infringindo diretamente a Lei Universal - amai o próximo como a ti mesmo. Por quê? Distorceram a religião, o sagrado e usaram o grande ensinamento para fazer dinheiro. Fizeram da religião uma máscara para satisfazerem suas necessidades animalescas. E o pior é que desde aquele tempo, mesmo com todos os mártires que vieram após Jesus, nada mudou. Evoluímos (e muito) tecnologicamente mas nada moralmente. Moral e intelecto parecem andarem desgarradas quando deveriam andar de mãos dadas!

Outro aspecto que foi incrustado à religião foi o fato de colocar em um espaço circunscrito a um templo a salvação da alma. Dizer que só os homens que professam tal fé e que freqüentam tal templo, terão a salvação de suas almas. Que absurdo! Isso não é em nada semelhante aos ensinamentos dos grandes mártires, dentre eles Jesus Cristo. O que será que Jesus Cristo pensa quando vê seus irmãos distorcendo os seus ensinamentos?

Não menos importante, podemos citar as guerras que são travadas por causas religiosas. Com relação a esse aspecto não vou discorrer muito visto que se você leu este pensamento até aqui, é um sinal que o mínimo de pensamento humanista também corre em sua mente. Certamente saberá discernir à luz da razão o que de errado existe naqueles países que guerreiam ferozmente em nome de Maomé e de Alá.

Bom meu amigo, reflita sobre isso. Pense qual é o real significado da religião nas sua vida. Da religião seguida e fundamentada na razão e no amor, da fé raciocinada. Da religião que afaga as nossas almas, que ama o próximo, que alegra-se com os que se alegram e entristece com os que se entristecem. Pensemos o que nós, pequeninos seres da criação, podemos fazer para tornar o nosso mundo melhor senão para nós, para nossos descendentes, um mundo de paz, de harmonia, de amor...

Muita Paz!

Até a próxima.

18 comentários:

  1. Sensacional o texto que escrevestes!!!
    É admirável como que a cada dia suas idéais estão racionais, exemplicadas e além disso consegue coloca-lás de uma forma tão culta.

    Parabéns!
    Que a fé em Cristo Jesus JAMAIS desfaleça em seu coração

    bjos
    CAROLINE

    ResponderExcluir
  2. ...de fato, o grande mal da humanidade [é] a religião...

    ...haverá de chegar um dia, que existirá apenas uma religião, ai "talvez" a coisa funcione melhor; não sei...

    ((( quem viver verá )))

    ResponderExcluir
  3. Enquanto houver conflitos e brigas por causa da religião, o homem jamais poderá se evoluir. Muitas pessoas aproveitaram da fé das pessoas (pessoas que têm medo de lidar com sagrado) para o seu próprio benefício. Infelizmente as igrejas cristãs (católicas e evangélicas) estão marcadas de corrupção e hipocrisia, o que me causa profunda tristeza, como cristão.

    Gostei do texto... bastante aprofundado.

    ResponderExcluir
  4. Não sou extremista em nada, graças a Deus, mas acho que a religião é importante para dar um norte a nossa alma e mente. Um elo a um pai, a algo/alguém que possa nos ajudar, ou achamos que sim e criamos força, nos momentos difíceis da vida. Alguem, também, a quem devemos agradecer por uma graça recebida. Acho que é importante para ajudar a amolecer a alma, o espírito, para nos fazer enxergar o próximo como irmão, como semelhante e aumentar o nosso poder de compreensão e perdão.

    ResponderExcluir
  5. Sandra, é isso mesmo!
    O grande problema não é na religião propriamente dita, como eu disse no título, mas os maus religiosos que muitas vezes aproveitam-se da fragilidade e inocência da alma alheia para tirar todos os benefícios para seu próprio proveito.

    Obrigado por ter vindo! Volte Sempre!

    ResponderExcluir
  6. JESUS NOS ENSINOU COM AS SUAS ATITUDES, COM SEUS SINAIS, MOSTRANDO O GRANDE AMOR DE DEUS PELO SER HUMANO, POIS ELE FALAVA: VIM AQUI PARA FALAR DO PAI, PARA FAZER A VONTADE DO MEU PAI, CONHECES A MIM QUE CONHECERÁS O PAI. ENTÃO MEU AMIGO,TEMOS QUE REALMENTE SEGUIR OS SEUS MANDAMENTOS, MAS A PARTIR DO MOMENTO QUE CONSEGUIMOS ENTENDER ESSE AMOR DE DEUS PELAS NOSSAS VIDAS, CONSEGUIMOS TAMBÉM MUDAR O NOSSO JEITO DE SER, E AÍ SIM, DAR AMOR E FAZER A VONTADE DO PAI. A NOSSA SOCIEDADE É FALIDA, A MÍDIA DERRUBA A SOCIEDADE, A GANÂNCIA INPETRADA POR MEIOS POLÍTICOS ACABA COM O PLANETA TERRA E NÓS SERES HUMANOS... NÓS NÃO CONSEGUIMOS REVERTER ISSO, MAS DEUS TEM MISERICÓRDIA DE NÓS, POIS O VERDADEIRO TEMPLO DE DEUS É O NOSSO CORAÇÃO, ALI NÃO PODE SER MACULADO, POR QUE ELE ESTÁ ALI.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela iniciativa e coragem em postar um o texto com tal título.
    Como sabemos, é dificil questionar a fé de pessoas sem que exista algum tipo de "discurso inflamado" por parte do questionado.
    Até porque o crente assume uma posição passiva perante a existência e as manifestações de Deus, assumindo os axiomas da religião como verdade e impedindo que evolua o seu pensar a respeito de Deus e o universo.
    Como podemos convencer um homem bomba que explode o corpo em nome de seu Deus? Como convencê-lo que não encontrará nenhuma virgem no paraíso?
    O crente priva tudo o que transcede de qualquer argumentação.
    As religiões instituiram a crença em Deus. O que a humanidade necessita é o conhecimento de Deus.
    Este conhecimento somente é possivel perante um caminho de evolução consciente e da forma como tratamos o conhecimento convencional.
    Como por exemplo, comportamentos universais que são comprovados por muitos mas que não podem ser tratados com o método científico atual, pois o entendimento destes vai além das palavras e seus significados. Falo do mundo metafísico.
    Conceitos metafísicos estão nos diálogos do dia a dia, por pessoas que pensam que conhecem seu significado. Falo de ética, amor, felicidade, etc....
    O homem deve reaprender a pensar, reaprender os verdadeiros conceitos do mundo metafísico, compreender as leis metafísicas do universo juntamente com as físicas. Só assim estaremos realmente perto de Deus e todos falando uma só linguagem a linguagem do universo.

    ResponderExcluir
  8. Achei super interessante o texto e depois de pensar um pouco, concordo com você. Se não se importar eu gostaria de imprimir seu texto e distribuir no meu colegio para alunos e professores já que minha turma esta fazendo uma campanha. Parabens por falar o que você pensa.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo,

    Fique à vontade! Obrigado pela participação!

    Abraços e muita paz!

    ResponderExcluir
  10. Caro Ramon,
    Toda a sabedoria procede de DEUS. JESUS CRISTO disse que "todo aquele que faz a vontade do PAI, este é meu irmão...", ou seja, é como o amor. Eu posso dizer que amo de boca, mas se meus atos não demonstram tal fato, verdadeiramente não amo, pois esta palavra não se concretiza. Eu posso dizer qualquer coisa sobre mim, mas meus atos darão testemunho sobre isso. Portanto, muitos se apoiam na muleta da religiosidade. Jesus inclusive mandou que o povo seguisse os ensinamentos do Fariseus, mas que não agissem conforme suas práticas. O principal ensinamento de JESUS era e é o amor. Conforme está escrito na Bíblia no livro de I Coríntios Cap. 13, uma das caractéristicas do amor é não buscar o próprio interesse. JESUS disse "Amarás ao teu DEUS sobre todas as coisas, de todo o teu coração e de todo o teu entendimento e amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei".
    Muitos falam em nome de Alá, de Maomé, de Buda e outros tantos, mas precisam conhecer verdadeiramente a JESUS, ter vida com DEUS, ter experiência com DEUS, pois Ele é real, Ele fala, Ele faz milagres até hoje!!!
    Quando a humanidade entender isto e buscá-Lo verdadeiramente comprenederão o sentido de suas vidas.
    Que JESUS CRISTO lhe abençoe!!!!
    Danilo SSA/BA.

    ResponderExcluir
  11. Toda religião é uma prisão ,uma possessão maligna.
    Quando nascemos com um carater puro ,sabemos o que devemos ser no meio da sociedade sem precisar de alguem para nos guiar.Mas quem nasce com um carater mal não sabe o que fazer, então precisa de alguem para conduzi-lo . A realidade é que, aqueles convencidos que pensam que estão conduzindo o povo para algum lugar, nem mesmo eles sabem para onde estão indo e o pior é, que todos tem um espirito ganancioso e enganador.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente o ser humano tem a carência no seu DNA, e sendo assim, acredita em seres invisiveis, pq basta o sofrimento que passa na vida, dae não quer passar o mesmo sofrimento em uma suposta vida após a morte, pq até então, o deus que se diz supremo e bom é o mesmo que te faz mal se não acreditar nele, no mínimo sem lógica, se não tivesse religião estaríamos alguns séculos a frente na evolução humana, sem o domínio dos político, onde usam religiões para conseguir votos, feliz as pessoas com mente aberta para se libertar do mal da religião, onde impõe regras, e além disso é preconceituosa e maléfica.

    ResponderExcluir
  13. Nicuri, muito obrigado pela visita.

    Muito oportuno seu comentário. Bastante lúcido, exceto pelo fato que você afirma que os deuses das religiões são os mesmos que te abençoa e te faz o mal.

    Isso não é bem assim. Fato é que algumas religiões acreditam ter a visão plena de Deus, e na sua ignorância, comparando com as suas próprias imperfeições, fazem de Deus sua própria semelhança, o que é não é bem assim. Deus não castiga ninguém. Também não abençoa ninguém sem que hajam méritos para tal.

    Como fonte de estudo, recomendo que você leia o Livro dos Espíritos, especialmente o capítulo que fala sobre Deus, para você entender como nós Espiritistas entendemos Deus.

    Grande Abraço e Muita Paz!

    ResponderExcluir
  14. O Futuro religioso é a ciência. pois... A Ciencia evolui, a crença NAO. Chegará uma geração que derrubará todos os mitos e viveremos sem adorar divindades diversas ou nenhuma irá receber prestigio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a ciência chegar a assumir a Vida Eterna, o Espírito e as consequências dessa existência, poderei concordar com alguns argumentos seus. Outros discordarei, independente do tempo. :)

      Excluir
  15. Religião é como uma muleta. Se vc precisa use-a. Mesmo que vc pague caro por isso. (Derrepente sua vida depende disso)Porque todo produto tem um preço. Estou tentando me libertar, e ficar somente com Deus, sem fantasias ou esperança de qualquer interesse ou retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, obrigado pela sua visita.

      Você tem razão. A religião é uma muleta. O mundo está repleto de doutrinas religiosas mas vazio de sentimento de religiosidade. Relembrando o conceito de que a religião tem como objetivo ligar o homem a Deus, ela tem seu valor, mas quando entram dogmas que prezam mais a instituição ou a corrente de pensamento do que o íntimo do homem, haverá alienados.

      A religião é o Amor, aquele pregado por Jesus.

      Excluir
  16. CONCORDO PLENAMENTE E ACREDITO QUE AS RELIGIÕES SÃO UM MAL NECESSÁRIO NA VIDA DOS IGNORANTES PORQUE ATRAVÉS DELAS QUE SE FAZ AS GUERRAS E AS MATANÇAS A ROBALEIRAS E A PRODUÇÃO DE IGNORÂNCIA. DESDE O SURGIMENTO DO JUDAÍSMO, SEGUIDO PELA 2A FILIAL CRISTIANISMO, E 3A FILIAL O ISLAMISMO E DEPOIS A REDE DE SACANAGEM CRESCEU BUDISMO, COMUNISMO, ESPIRITISMO,ETC....E AI QUE APARECEU O FAMOSO DIZIMO E CAPITALISMO E POR ISSO QUE ESTAMOS SEMPRE E SEMPRE ESTAREMOS ANDANDO PARA TRÁS ...

    ResponderExcluir

Os comentários deixados neste blog, não necessariamente expressarão as idéias do mesmo, podendo ser moderado sem prévio aviso caso seu conteúdo não respeite a trindade: Respeito, Fraternidade e Amor ao Próximo.