quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A Bíblia e o Espiritismo

Eu vim de um lar evangélico protestante, como alguns de vocês sabem. E é comum as pessoas afirmarem que a Bíblia é a palavra de Deus, única e infalível. Mas, será que é mesmo?

Conversando certa vez com um colega, ateu, sobre determinados pontos religiosos, eu ainda sendo evangélico protestante, ele chegou ao ponto de dizer:

- Ramon, não me leve a mal, mas eu não acredito em um deus que você diz ser só amor, mas que lá na Bíblia mata todos os primogênitos, mata todos os habitantes de uma cidade, etc. etc.

Certamente eu não soube o que dizer. Eu acreditava na Bíblia como “a” palavra de Deus. Não me dava o trabalho de analisar tudo o que estava escrito lá sem aquele dogmatismo religioso, sem a influência das explicações que eu usualmente escutava nas igrejas sem passar pelo crivo da razão, por medo talvez.

Com o passar do tempo, a gente vai amadurecendo, naturalmente, e vai perdendo o medo de ser castigado por Deus, de ir para o inferno, e começa a ficar mais ousado para questionar, pesquisar, entender e raciocinar sobre as informações chegam até nós, pois sentimos que a vida, Deus, Espírito é algo muito mais amplo, mais complexo do que uma simples explicação de céu e inferno.
O meu colega tinha razão? Não de todo, mas de certa forma sim. Mas a questão é que devemos entender uma coisa muito importante quando lemos a Bíblia. Ela não pode ser lida por qualquer pessoa despreparada, desinformada, pois pode causar estragos psicológicos muito profundos na alma do homem. Pode até levar gente pra fogueira!

O velho testamento tem milhares de anos. Naturalmente a cultura dos povos há três ou quatro mil anos não era a mesma que a nossa, e nem a evolução espiritual. As coisas eram entendidas de formas diferentes, os costumes eram diferentes, a religião era diferente! A Bíblia, portanto, foi escrita para o entendimento daqueles povos. Da mesma forma é o novo testamento, mas esse tem um “quê” especial. Ah, e sem falar das modificações que as palavras da Bíblia vem sofrendo ao passar dos séculos, seja por falta de correspondente na língua traduzida, seja por modificação proposital para atender as exigências de determinado grupo. Não, a Bíblia não é “a” palavra de Deus, como muitos pensam. Ela não foi Escrita por Deus. Ela foi escrita por homens, como nós, que deixaram o registro das passagens importantes do antigo povo judeu pela Terra, alguns mártires e, é claro, do Mestre Jesus.

Se pensarmos em velho e novo testamento, estamos em uma contradição sem precedentes! Por que Deus no velho testamento era terrível, matava nações caso se aborrecesse e no novo testamento Jesus Cristo já nos dizia exatamente o oposto!? Que Deus era amor, pura misericórdia, pura sabedoria? Deus muda? Será que o Deus do velho testamento é diferente do Deus do novo testamento? Óbvio que não.

Deus não castiga, não mata, não é injusto e tampouco é cruel! Quem se castiga somos nós mesmos, quem mata uns aos outros somos nós, que é injusto somos nós e quem é cruel é o homem com ele mesmo, ainda muito inferior no estágio evolutivo que nos leva a perfeição. Jesus Cristo, foi o homem que melhor explicou a essência de Deus não com palavras ou com ameaças, mas com atos de amor, carinho pelos irmãos mais novos, estes que ainda precisam de luz para chegar ao “Céu”, chegar à Vida Maior.

Não entrando no mérito das interpretações dos pontos citados acima, para encerrar este artigo relacionando a Bíblia e o Espiritismo, podemos parar para analisar com mais cautela, levando em consideração todos os tópicos citados. Muitas pessoas condenam o Espiritismo usando uma fonte de informações que desconhece. Não leva em consideração época, cultura, pessoas, falhas de tradução, modificações propositais, não se dão nem ao trabalho de saber o que é o Espiritismo para poder criticar! Examinar a Bíblia, não é uma tarefa para qualquer um, muito menos quando se quer utilizar argumentos para denegrir a imagem de outra fé religiosa. A Bíblia não é para isso. A Bíblia é uma rica fonte de informações culturais, de passagens lindíssimas de grandes mártires da humanidade mostrando o exemplo do amor, da caridade, da confiança em Deus e não para explicar religião A ou B. É para pegar esses lindos exemplos, como de Jó, de Paulo, de Moisés, de João Batista, de Jesus Cristo, Paulo, Pedro, Estevão, etc. e seguí-los, incorporá-los na nossa vida e nos tornarmos pessoas melhores, independentes se somos judeus, evangélicos, católicos ou espíritas!

O Espiritismo, por sua vez, é uma Doutrina Consoladora, conforme anunciada por Jesus Cristo, na Bíblia, para os tempos vindouros. É a Doutrina que veio nos falar das maravilhas do Infinito sem ser por parábolas. Não foi dito anteriormente porque os homens não tinham capacidade para entendê-lo – pelo menos os judeus –, pois os Egípcios já sabiam bastantes coisas que nós só hoje aceitamos (nem todos) com naturalidade. O Espiritismo esclarece à luz da razão, não impondo a fé em algo pela confiança que se tem no líder religioso, mas pela análise minuciosa de todos os aspectos da vida.

Não é a Bíblia que explica o Espiritismo, mas é o Espiritismo que deve explicar a Bíblia.

23 comentários:

  1. Ramon, parabéns pela excelente postagem! Concordo plenamente com vc. Acho que a Bíblia é um livro bonito, com ricos ensinamentos e passagens históricas importantes e que deve ser respeitado, assim como o Mahabharata, por exemplo, e outros textos, de outras religiões, tidos como sagrados. Mas não deve ser tido como a verdade absoluta. Devemos aprender a analisar tudo com razão, sem receios e sem perder a fé, isso é perfeitamente possível, aí está o Espiritismo que nos prova exatamente isso!

    Abraços fraternos! Muita paz, luz e conhecimento para vc!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Adriana. Eu levei algum tempo para ter a minha consciência tranquila para examinar as escrituras com a razão e não cmo a emoção. Tenho apenas 23 anos, tornei-me Espírita com 21, mas, por alguma razão, lamento profundamente não tê-lo conhecido antes, ou até mesmo já ter nascido em uma família que professace essa fé e doutrina. Mas, como nós sabemos, nada é por acaso!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, concordo plenamente que uma interpretação da Bíblia "ao pé da letra" sem crivo da razão, pode levar gente pra fogueira. Aliás, já levou muita gente pra fogueira. A cada minuto que se passa, muitos são excluídos, humilhados, perseguidos e até mortos, por causa do nome e da interpretação errada da Palavra de Deus. Como se diz no livro "O Código da Vinci", Deus não mandou o fax do céu...

    ResponderExcluir
  4. É mesmo Fábio. Penso que quando os dogmas prejudiciais que limitam a expansão da consciência forem abolidos da grande maioria das pessoas, talvez elas comecem a entender a questão da Fraternidade e do amor ao próximo. Pois enquanto estão vidradas neste paradigma de que a Bìblia é a única e infalível palavra de Deus, a fraternidade não será exercida na sua essência. É uma questão delicada.

    ResponderExcluir
  5. Ramon sou novo por aqui e fiquei muito contente em encontrar alguém que também se preocupa em questionar questões como Deus, como a vida.

    Parabéns..

    e sobre o post...

    Acredito fortemente que querer buscar Deus fora de nós mesmos, seja este "fora" a bíblia, uma imagem ou uma metáfora como céu e inferno só nos leva a nos sentirmos mais separados de Deus, como se existisse um Ele e um nós (pobres e sofredores mortais).

    Gosto muito quando penso que Deus está dentro de cada um de nós, é cada um de nós e nesse sentido o que está "fora", como as histórias da Bíblia devem nos servir como caminhos para nós mesmos, ou seja, só vale a pena e o que vejo, se o que vem de fora, me faz refletir sobre meu inteiror, meus pensamentos e ações.

    ----

    Abraços.
    Continuarei forte por aqui.!!

    ResponderExcluir
  6. BOM PRIMEIRAMENTE FIQUEI MUITO IMPRESSIONADO E UM POUCO ENTRIGADO COM ALGUNS PENSAMENTOS E ATE DÚVIDAS E CONCORDO COM VÇS QTO A ESCRITA DA BIBLIA. SIM ELA FOI ESCRITA POR HOMENS, VÇS ESTÃO CORRETOS,PORÉM ELA É A INERRANTE PALAVRA DE DEUS, COMO SABEMOS ISSO BOM SE NOS PARARMOS ALGUNS MINUTOS NA NOSSA VIDA TÃO AGITADA E NOS EMPENHARMOS EM ESTUDAR A BIBLIA COMO ELA É DO JEITO QUE, POIS NÃO EXISTE NO MUNDO UM LIVRO MAS ESTUDADO DO A BIBLIA CONCORDAM? E TUDO QUE ELA DIZ TANTO FATOS HISTORICOS COM O DILUVIO, SODOMA E GOMORRA, A SAÍDA DO POVO DE ISRAEL DO EGITO, A ESCRAVIDÃO DE ISRAEL POR OUTROS POVOS POR DESOBEDIENCIA A DEUS TUDO SÃO DADOS COMPROVADOS INCLUSIVE DEUS DIISSE A MAIS DE 2000 ANOS ATRAS QUE ESPALHARIA A NAÇÃO DE ISRAEL E FOI O QUE ACONTECEU EM 1948 PODERIA CITAR A VÇS VARIOS EVENTOS BIBLICOS QUE ESTÃO OCORRENDO AGORA EM PLENO O SECULO 21,COMO EXPLICAR ISSO? AMIGOS DEUS É AMOR EM JOÃO 3:16 DIZ QUE ELE AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE ENVIOU SEU UNICO FULHO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRE NÃO MORRA MAS TENHA VIDA E VIDA EM ABUNDANCIA. QDO VÇ ESTUDA A BIBLIA E VAI A FUNDO MESMO VÇ COMEÇA A ENTENDER POR DEUS MATOU VARIAS NAÇÕES POR INTERMEDIO DE ISRAEL, POVOS ESSES QUE MATAVAM SEUS PROPRIOS FILHOS EM ADORAÇÃO AOS SEU DEUSES PAGÃOS, SOCIEDADES CORRUPTAS CHEIAS DE MALDADES E MUITAS OUTRAS COISAS QUE SE EU COMENTA-SE PARA VÇS FICARIA MAS EXTENSO AINDA.É COMUM QDO NOS DEPARAMOS COM A BIBLIA TERMOS DUVIDAS E FICARMOS RECEIOSOS E ATE TEMEROSOS COM QUE ELA DESCREVE E NARRA MAS LEMBREM-SE DE UMA COISA DEUS NOS AMA E NOS CHAMA PARA ESTARMOS NA SUA PRESENÇA DO QUE FALA SUA PALAVRA?QUAL SUA DOUTRINA? PORQUE O HOMEM A REJEITA? SÃO PERGUNTAS FACEIS DE RESPONDER BASTA LERMOS A BIBLIA ELA NÃO UM LIVRO DE FILOSOFIA É A PALAVRA DE DEUS POR ISSO MUITOS MORRERÃO POR ELAS E NÃO ERAM PESSOAS DE POUCO CONHECIMENTO MAS ESTUDIOSOS. AMADOS EU ME CONVERTIR E ENTENDI A MENSAGEM NA CRUZ BASTA VÇ DAR LUGAR PARA CRISTO NO SEU CORAÇÃO. O HOMMEM SE AFASTA DE DEUS PORQUE ELE NÃO ACEITA O QUE ESTA ESCRITO NA BIBLIA PORQUE A BIBLIA CONDENA AS COISAS ERRADAS QUE ESTÃO NO MUNDO,A SOCIEDADE CORRUPTA E HIPOCRITA CHAMANDO O BEM DE MAL E MAL DE BEM CERTO DE ERRADO E ERRADO DE CERTO ANALISEM FRIAMENTE E VEJA SE NÃO É ISSO QUE ESTA OCORRENDO E QUE JA EXISTIAM A MUITO TEMPO SO QUE AGORA EM ESCALA BEM MAIOR, PENSEM NISSO UM POUCO PROCUREM LER A BIBLIA E COMECEM A ESTUDA-LA COM AFINCO E VÇS DESCUBRIRAR A VERDADEDE " CONHEÇA A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ.DEIXOU AQUI MINHA MENSAGEM A VÇS E QUE DEUS OS A BENÇOE." EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO; SE ALGUEM OUVIR A MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E COM ELE CEAREI, E ELE, COMIGO." ( APOCALIPESE 3:20 )

    ResponderExcluir
  7. É amigo, eu entendo o seu ponto de vista e respeito. Mas não concordo com a sua posição. Mas de qualquer forma, fica aí o seu ponto de vista para enriquecer o nosso fórum!

    Muita Paz!

    ResponderExcluir
  8. Rejane
    Muitas pessoas teem sua crença, sua fé de forma particular, somente sua ou não. Creem em um deus, à seu proprio modo, conforme seus desejos e vontades. Mas, independente de nossas crenças e verdades, as Escrituras de Deus estão ao nosso alcance, quer queiramos ou não, não depende de nossa vontade, crendo ou não, aceitando ou não. Para podermos contestar algo com racionalização, temos que conhecer o assunto do qual estamos discutindo, pois bem, primeiro é necessário que examinemos o que as Escrituras dizem, compreender seus ensinamentos, daí então tiraremos as conclusões que buscamos. Bem, meus caros comentaristas, eu creio que ninguém conseguirá achar que algum homem (ser humano), poderia e teria sabedoria e capacidade de ter escrito de sua própria mente e alma o que a Bíblia revelou ao homem ao longo dos tempos. No Evangelho de Mateus, cap. 24, versic. 35, Jesus diz: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar! Quem tem ouvidos para ouvir ouça, como nosso amigo anônimo colocou, Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo (Apoc.3,20), estou repetindo, mas como vale a pena! Prove voce também, e jamais experimentará algo sequer parecido.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Ramom sou evangelico e estudante da biblia e já deu pra notar que vc nunca se aprofundou na biblia,vc ouviu falar ou talvez uma leitura superficial.
    "Poste todos os questionamentos abaixo que eu na Autoridade do Espirito Santo te responderei".

    'O que inporta não é quantas veses vc já se aprofundou na Biblia,mas quantas veses ela já se aprofundou em vc....

    Mas desculpe amado ramom mesmo vc nascendo em lar Cristão nunca teve um genuino em comtro com o JESUS da Biblia.

    coloque as perguntas que depois eu volto.

    Fica com JESUS....

    ResponderExcluir
  10. Paulo,

    Se você veio aqui tentando com toda essa verborragia denegrir a minha imagem ou mesmo a Doutrina Espírita, você está perdendo tempo.

    Não tenho interesse em proselitismo, assim como a Doutrina Espírita. Se você veio até aqui, foi por livre e espontânea vontade. Se quiser participar dos nossos fóruns será muito bemvindo, mas a única coisa que gostaríamos que você respeitasse é o próximo. Aqui não discutimos pessoas!

    Não vou debater com você sobre qualquer assunto, pois vivemos em mundos diferentes. Já fui igual a você, e espero que você se conscientize de que a verdade continua sendo verdade, mesmo que você não acredite nela.

    Abraços Fraternos!

    ResponderExcluir
  11. a cada dia percebo que os nossos "achismos" nos afastam cada vez mais de DEUS, do nosso próximo e nós mesmos.
    como diria minha vó: "procurando chifre na cabeça de cavalo"

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que eu não acho nada. Tenho certeza baseada em fatos! ;)

    ResponderExcluir
  13. Amigo, queria mais informações sobre oq vc postou - "O Espiritismo, por sua vez, é uma Doutrina Consoladora, conforme anunciada por Jesus Cristo, na Bíblia, para os tempos vindouros..."
    Sou uma pessoa espiritualizada a procura de respostas para uma busca íntima, vc poderia me dar algumas passagens na bíblia sobre isso?
    Longe de mim querer provas, mas procurei, procuro e com sua ajuda, continuarei minha busca pelo meu próprio esclarecimento.
    Esteja na Paz, abraços fraternos

    Carlos

    ResponderExcluir
  14. Carlos,

    Deixo alguns links para você se aprofundar.

    Sobre a Reencarnação:
    http://www.pensamentoshumanistas.com/2007/04/reencarnao-uma-questo-de-justia.html

    Sobre o Consolador:
    http://www.espirito.org.br/portal/artigos/unidual/curso-31.html


    Adicionado a isso, recomendo fortemente que você leia a Codificação Espírita. Começando pelo O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, o Céu e o Inferno e, finalmente, A Gênese.

    Espero ter ajudado!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Caro Ramon Não preciso contender com vc por que Aos Servos de JESUS não convem conteder.
    Mais Não posso deixar que as heresias enchar as mentes das pessoas Pois verdade Inerrante só tem uma a Biblia sagrada....
    Vc já ouviu falar de algum livro que tem poder de tirar o drogado das drogas ? ,O crimonoso da criminalidade? ou a prostituta da prostituição ? entre outras clases não citadas....

    Só existe um Livro que faz estas coisa A Biblia Sagrada pois é a Palavra do Proprio DEUS ao homem.

    Quer resposta para sua vida?

    Ela tem tudo oque vc precisa?

    Vou deixar uma pergunta pra vc e pra todos do blog.

    Porque vc esta vivo?

    E qual o proposito da sua vida? vc foi criado por que ?

    O que explica esse vazio no coração do homem ?

    Depois posto os fundamentos Biblicos sobre essas perguntas.

    JESUS tem uma palavra para cada um de vcs desse blog.

    Procura e leia na Biblia o livro de Jeremias capitulo 3,versiculo 1.

    Deixo um grande abraçõ a Todos....
    JESUS abençoe vcs....
    Que o ESPIRITO SANTO Ilumino os seus olhos e as mentes para a verdade que liberta e tire as vendas dos olhos de todos.

    Fika com JESUS todos vcs.

    ResponderExcluir
  16. Vc já ouviu falar de algum livro que tem poder de tirar o drogado das drogas ? ,O crimonoso da criminalidade? ou a prostituta da prostituição ? entre outras clases não citadas....
    R: Não, nunca ouvi. E isso é impossível. Não é livro que salva as pessoas, o que salva as pessoas das coisas ruins é a vontade que elas têm de quererem mudar suas vidas.

    Quer resposta para sua vida?
    R: O Espiritismo, com base no Evangelho, nos explica o que é a vida.

    Ela tem tudo oque vc precisa?
    R: A vida nos reserva tudo o que nós precisamos. Tudo de acordo com o nosso merecimento, seja de bom ou seja de ruim. Cabe a nós trabalharmos com resignação e ir até o fim.


    Porque vc esta vivo?
    R: Estou vivo porque cuido da minha saúde, me alimento, faço exercícios... rs.. brincadeiras a parte. Estou vivo porque reencarnei nesta Terra para cumprir o plano Divino na minha vida.

    E qual o proposito da sua vida? vc foi criado por que ?
    R: O propósito da minha vida é trabalhar para alcançar uma perfeição relativa e habitar junto ao nosso Deus, trabalhando para aqueles que ainda estão no caminho. Agora, porque fomos criados, ninguém poderá te responder até que tenhamos capacidade moral e intelectual para compreendermos. Esse "segredo" a Deus está revelado, como nos esclarecem os amigos espirituais.

    O que explica esse vazio no coração do homem ?
    R: A não aceitação do Evangelho, a falta de amor.

    Paulo,

    Obrigado pela sua visita e indagações. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  17. Introdução:

    Ramom me desculpe mas essas suas resposta não convençe a vc mesmo,vc é um pessoas cheia de duvidas a busca de resposta pra tudo.

    Falo não de teoria mas de Pratica,não de ouvir falar mas contenplo essa realidade da tranformação de vidas atraves da palavra de DEUS.
    Ramom existe tanta gente que quer mudar de vida ai mas não consegui pq estão aprisionadas.
    Paulo Freire Disse uma fraze enterasente "O conhecimento Liberta o homem da ignorancia" de fato por que JESUS o SENHOR DOS SENHORES já havia dito algo ainda melhor a 2.000 anos atrás que tá em João 8.32 " E conhecereis a verdade e a verdade vos libertara.
    Quanto agente conheçe a verdade de fato somos libertos e a UNICA verdade absoluta é A palavra de DEUS.
    Ramom me desculpe se nasceu num lar Cristão,mas não aprendeu essas coisa.

    Amigo falo pq a minha vida é um exeplo de tranformação.

    Tenho teoria e Pratica.

    Teoria= Conhecer a verdade que Liberta JESUS.

    Pratica= Aceita-la e enfim entra o sobrenatura de DEUS,Metanoia.Gr.= Mudança do homem.

    Vc quer isso ?

    Depois volto !!!

    Texto inacabado...

    JESUS te Abençoe Meu Irmão,Rica e Abundantemente.

    Um grande Abraço !

    ResponderExcluir
  18. Querido Paulo,

    Você não pode dizer o que eu sou ou deixo de ser, porque você não me conhece. Tenho plena convicção do que acredito. Vivo o que acredito, e por consequencia dessa vivência, não vou continuar esse debate com você, pois será infrutífero.

    Não violenteis nenhuma consciência; a ninguém forceis para que deixe a sua crença, a fim de adotar a vossa; não anatematizeis os que não pensem como vós; acolhei os que venham ter convosco e deixai tranqüilos os que vos repelem. Lembrai-vos das palavras do Cristo. Outrora, o céu era tomado com violência; hoje o é pela brandura.
    (O Evangelho Segundo o Espiritismo)


    Muita paz!

    ResponderExcluir
  19. Ramon, você em um comentário anterior cita que não acha nada, mas tem certeza baseada em fatos. Que fatos seriam esses que corroboram suas convicções?

    Porque não conheço nenhuma religião (e aí incluo o Espiritismo, por mais que seus membros protestem quanto a essa definição) que possa ser capaz de provar suas afirmações metafísicas usando nenhum método. Entendo que todas elas entram no campo da fé.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. As resposta aos seus questionamentos estão no post O Espiritismo e os fatos, escrito para discutirmos lá tais assuntos.

    ResponderExcluir
  21. Alguém sabe me dizer por que foi o povo hebreu o escolhido para escrever o Livro Sagrado? Por que os outros povos não foram?

    ResponderExcluir
  22. Bom, eu conheço outros livros sagrados! Já ouviu falar no "Al Corão"? E na Codificação Espírita? E tem outros mais aí de outras religiões... É só pesquisar.

    Bom, ser sagrado, depende de quem lê! O Corão pode não ser sagrado pra você, do mesmo jeito que o a Bíblia não é sagrada pra o outros povos.

    Paz e Bem

    ResponderExcluir
  23. Já estou no kardecismo há 30 anos e peço aos irmãos a seguinte reflexão:-se a bíblia é antiga,quem deve entende-la:DEUS ou o ser humano?A antipatia que temos vêm de interpretações absurdas que pseudo-religiosos têm sobre o livro.O livro é para ser entendido com respeito(tanto o velho,como o novo testamento),quem tem que formular interpretações corretas somos nós,os seres humanos.Se o ser humano levasse os 10 mandamentos á sério,conselhos de DAVI,SALOMÃO,e outros profetas,o mundo seria bem melhor;mas muitos seguiram os sentimentos das imperfeições da própria alma(pecado),é só ver a tv..!Sigamos DEUS,JESUS CRISTO,e nossa CONSCIÊNCIA,no reto caminho do evangelho para nós sermos pessoas melhores,destituídas de brigas lamentáveis,por um mundo realmente melhor.

    ResponderExcluir

Os comentários deixados neste blog, não necessariamente expressarão as idéias do mesmo, podendo ser moderado sem prévio aviso caso seu conteúdo não respeite a trindade: Respeito, Fraternidade e Amor ao Próximo.