domingo, 8 de julho de 2007

Anjos: Seres a parte da criação?

Os anjos estão presentes em diversas crenças, principalmente no protestantismo e no catolicismo onde exercem um papel fundamental. Para estes, os anjos são seres perfeitos, puros e trabalham em prol da vontade divina. Que são perfeitos e trabalham para o Grande Arquiteto do Universo, não há dúvida, mas será que eles sempre foram perfeitos desde a fundação do mundo?

Crer que os anjos são e sempre foram seres perfeitos é acreditar que Deus tem predileção entre seus filhos. Como Deus é justo, certamente ele não tem preferência por ninguém, mas ama a todos igualmente. Todos são seus filhos e fomos criados com o mesmo objetivo: evoluir rumo à perfeição.

Os anjos nada mais são que espíritos que caminharam na escalada evolutiva antes de nós, que optaram por andarem em um caminho reto e, finalmente, alcançaram o objetivo do Grande Deus. Os anjos são espíritos (em essência) iguais a nós, porém com um avanço intelectual e moral muito maior do que o nosso.

Por que os anjos não sofrem aqui na Terra? Para essa pergunta a resposta é simples. Ou eles já eram evoluídos no momento da criação do mundo ou já percorreram a estrada da evolução antes de nós. Por isso, o sofrimento deles consistem unicamente em nos ajudar a caminhar no mesmo caminho que eles caminharam um dia. Sofrem cada vez que nos desviamos do caminho e ficam felizes a cada degrau que subimos nessa escada tão longa. Então, de certa forma, eles ainda sofrem conosco. E muito!

Para a teoria puramente Criacionista os anjos são seres que optaram por não se infectarem com a maldade do Lúcifer, anjo que seria responsável pela queda de terça parte dos anjos do céu por querer passar a frente de Deus. Porém, para essa teoria eu tenho alguns argumentos que creio serem suficientes para provar que o sentido dado a essa alegoria não está correta.

Para Deus, existem diversos atributos, onde um deles é ser Onisciente. Ser Onicisciente é o mesmo que dizer que é único sabedor de todas as coisas. Além de ser atemporal, ou seja, um Ser que não tem as limitações do tempo. Juntando a Onisciência com a Atemporalidade, podemos prever com total certeza o que o futuro nos reserva. Com tais atributos saberíamos de antemão que ao criarmos um ser, saberíamos toda a vida dele, toda a estrada que ele percorreria, decisões, de todo o seu futuro. Logo Deus sabia que o tal Lúcifer iria se rebelar contra ele. E mais, que levaria parte do Seu rebanho para a inferioridade do homem. Por que então criariar-se-ia um ser que arrebanharia para o mal os Seus filhos? Seria o mesmo que um pai criar um leão no quintal de casa com seus filhos. E a Onisciência? E a Atemporalidade? Onde ficam? E os que foram fracos e influenciados para o mal, seriam jogados no inferno de chama de fogo ardente para arderem eternamente? Deus por acaso é um homem tomado pela vingança igual a nós, seres terráqueos?

Pensarmos que somos anjos caídos não está condizente com os atributos de Deus. A interpretação dada à Palavra de Deus já levantou guerras e guerras, já enganou muita gente e levou bastante gente pra fogueira. Isso por não usarem da razão para avaliarem o que realmente estaria escrito nas entrelinhas. Razão esta que é um presente que Deus nos deu para diferenciarmos o que é certo do que é errado.

Digo ainda que Deus nos criou simples e ignorantes, sem qualquer resquício de maldade ou bondade. Fomos criados sua forma e semelhança (em espírito) e começamos a caminhar na estrada da evolução. De acordo com o livre-arbítrio que Ele nos concedeu, fizemos as nossas escolhas, tanto para o bem quanto para o mal. E hoje estamos aqui. Se sofremos, é único e exclusivamente por nosso merecimento pois, em algum tempo de nossa existência fizemos as escolhas erradas e estamos aqui para corrigí-las e chegarmos ao status de anjo em algum dia da eternidade.

Muita Paz!

2 comentários:

  1. Os anjos possuem livre arbitrio?
    Em uma conversa com um primo, evangélico, ele mencionou que os anjos possuem sim livre arbitrio e que nós humanos somos mais, digamos que mais "anjos" que eles, como se nós fossemos mais amados ou algo do tipo.

    Mais meu foco mesmo é se os anjos possuem ou não, ele disse que há passagens na bíblia em que se relata que os anjos possuem sim.

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      A questão não é se anjo tem livre arbítrio, mas se existem anjos, tal como é convencionado na liturgia protestante e católica.

      A lógica e a razão (que Deus nos deu), nos impede de acreditar que Deus em sua infinita bondade tenha criado seres à parte da criação, já perfeitos, gozando de felicidade e sua presença, enquanto nós, temos que passar todas as dificuldades e vitupérios da vida encarnados na Terra, sendo tentados pelo diabo com o risco de irmos para o inferno.

      Recomendo a leitura de O Livro dos Espíritos, onde esta questão será mais bem explicada.

      Excluir

Os comentários deixados neste blog, não necessariamente expressarão as idéias do mesmo, podendo ser moderado sem prévio aviso caso seu conteúdo não respeite a trindade: Respeito, Fraternidade e Amor ao Próximo.