quarta-feira, 25 de julho de 2007

Quem criou o Diabo, Deus ou o homem?

Até onde sei, de todas as crenças a única que personifica o Diabo como um príncipe do inferno é a Cristã (protestantes e católicos). Todas as outras não o personificam como um ser responsável por lutar com Deus para conquistar as almas dos humanos.


Mas e a resposta à pergunta lançada no título, qual seria o responsável pela criação de uma criatura destas? Levaremos em consideração duas premissas e analisaremos cada uma separadamente. Deus criou o Diabo e O homem criou o Diabo. Vamos lá...


1) Deus criou o Diabo

Todos nós sabemos que Deus tem atributos que NENHUM outro ser tem. Deus é a inteligência suprema do Universo, causa primeira de todas as coisas, eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. Todas as leis da natureza são leis divinas, pois Deus é seu autor. Sendo Deus a inteligência suprema, podemos concluir que ele é onisciente. E se Deus é eterno, ele é atemporal. Partindo dessa conclusão, que todos irão concordar, gostaria de conduzir uma linha de pensamento que nos levará a resposta mais lógica e racional. Iremos abordar alguns itens que a Igreja afirma em suas sustentações da existência do Diabo.

O Diabo é um anjo caído: Os anjos são seres perfeitos. Logo se são perfeitos, nunca erram. Tampouco teriam a ousadia de pensar em tomar o lugar do Soberano Deus. Sabendo disso, o Diabo era um anjo?

O Diabo é o príncipe do inferno: Se o Diabo é o príncipe do inferno, Deus criou o inferno e o Diabo, pois Deus é o criador de TODAS as coisas. Vamos analisar com calma duas assertivas que se sustentaram durante séculos.

  • Como se acredita, o Diabo tem o papel de lutar contra Deus para ver quem conquista mais almas na humanidade.
  • Com base no livre arbítrio o Diabo influencia o homem para o mal e, de acordo com o mal que faz, terá sua alma jogada no inferno para sempre.

Ambas as assertivas têm falhas gravíssimas. A primeira delas quebra de uma só vez dois dos atributos de Deus: ser misericordioso e onipotente. Vamos ver como.

Ter misericórdia é perdoar os pecados, dar a chance do arrependimento independente do tamanho do erro. Se um Pai sabe perdoar seus filhos, imagina o Deus que está nos Céus. O Deus Infinitamente misericordioso! Comparar Deus aos homens é dizer que Deus não é Deus. Além disso, onde estaria a Justiça de Deus em cobrar de nós algo que Ele mesmo não cumprisse? Ele não nos ensinou através de Cristo que devemos perdoar nosso irmão setenta vezes sete vezes, ou seja, quantas vezes forem necessárias?

Ser onipotente é ser o único ser poderoso de tudo que existe. O supremo, o maior, o inigualável. De acordo com a antiga crença, o Diabo também tem poderes capaz de influenciar os homens para o mal e levá-lo ao tormento eterno. Se isso fosse verdade, teríamos dois seres com iguais poderes, sendo que um devotado ao bem e outro ao mal. Isso faz sentido pra você?

A segunda falha quebra o atributo da onisciência de Deus. Se Deus criou o Diabo sabendo que ele faria todo esse estardalhaço que a antiga crença diz, onde estaria a bondade de Deus?

Fazendo uma analogia: "Se você tem um filho, você colocaria uma cobra venenosa e traiçoeira para partilhar morada com ele? Se você, que é falho(a) e cheio(a) de erros sabe discernir o que é bom para seu filho, por que Deus não saberia, visto que ele é detentor de toda a sabedoria do universo?"

O Diabo é aquele que tentou Eva: Acreditar que o Diabo tentou Eva é acreditar que Adão e Eva foram os primeiros humanos a habitarem a Terra. Se não existia homem antes destes, o mal também não existia, visto que o mal só foi colocado na humanidade depois que Eva comeu o fruto proibido. Mas essa teoria pode ser quebrada na própria Bíblia onde no livro de Gênesis é dito que Caim, após matar Abel foi para outra cidade onde tomou sua esposa e teve filhos. Se Adão e Eva só tiveram Caim, Abel e Seth, que terra seria essa que já tinha habitantes? Com certeza a intenção de Moisés ao ser inspirado por Deus para psicografar tal acontecimento, foi ter pensado numa forma de tentar ensinar o povo (ignorante) da época o princípio da criação do planeta somente, visto que naquela época eles nem imaginavam que existia o universo tampouco outros planetas e jamais poderiam compreender essa imensidão - que também é criação Divina.

Não paramos por aí, ainda com relação ao estabelecimento do mal na humanidade, cronologicamente, desde Adão até Jesus Cristo temos aproximadamente quatro mil anos, onde aproximados seis mil anos seria a idade do planeta Terra. E a História diz (e comprova arqueologicamente) que a Terra já era habitada por homens na Pré-História há mais de trezentos mil anos. Certamente estes homens (selvagens) que viveram na Pré-História brigavam entre si por alimento, por sexo, por territórios devido ao nível de evolução moral ser muito baixo. Se o mal não existisse nessa época, o homem viveria pacificamente sem precisar brigar por nada e nem seriam selvagens. Onde então foi criado o mal da humanidade?

Você já consegue imaginar Deus criando o Diabo?

Vamos para a outra abordagem.



2) O homem criou o Diabo

Como sabemos, a Bíblia tem centenas de citações que variam entre os seguintes termos: Diabo, Demônio e Satanás. Todos esses termos têm significados que expressam algo totalmente diferente do que é dito pela doutrina católica e protestante. Vamos a elas:

Diabo: tudo que é contrário a Deus. A luxúria, a ganância, o adultério, etc.

Demônio: originado do grego daemon. Significa espírito e pode ser bom ou mal. Pelo fato de o Novo Testamento ter sido escrito em grego, utilizou-se este termo;

Satanás: é a representação de tudo que é mal. Todas as escolhas erradas que o homem faz. O Satanás é o mal, como também o é o diabo;

E de onde vem aquele homem de chifres, vermelho, que tem rabo de seta e usa um tridente? Boa pergunta...

A Igreja Católica por acreditar ser a única de Cristo, queria que todos fizessem parte dela. E os santíssimos papas nos diversos conselhos que houveram, decidiram fazer um mix dos deuses pagãos e de outras crenças (contrárias ao catolicismo) para criar um ser horrendo que as pessoas tivessem medo, isso por volta do século III. Daí criou-se a encarnação de Satanás e o inferno de fogo ardente. A igreja pregava que todos os que professavam uma fé diferente daquela habitaria no inferno para sempre sendo tentado por Satanás no inferno. Além de fiéis, ganhou muito, mas muito dinheiro sustentando essa mentira no decorrer dos séculos (pesquisar sobre a Reforma de Lutero).

Depois disso o Diabo tomou diversas outras formas, onde uma delas foi a representação racista de um homem negro de barbas. Isso devido às crenças afro-descendentes não serem monoteístas e não professarem a mesma fé católica. Daí então se atribuiu outros nomes ao Diabo como, por exemplo, Exú, Tranca-Rua, entre outros, para representarem as entidades afro-religiosas deturpando o seu real sentido.

E agora que você sabe disso, consegue uma resposta à pergunta lançada? Quem criou o Diabo, Deus ou o homem?

Então quem faz o mal afinal?

O mal quem faz é o próprio homem em suas escolhas erradas. Ele, com o seu livre arbítrio, escolhe um caminho diferente daquele que segue a perfeição divina. Escolhe caminhos que ao invés de levarem a Deus, levam-no à sensualidade, ao materialismo, à ganância e toda sorte de sentimentos que nos distancia da Divina Providência. Mas devido à infinita misericórdia de Deus, o perdão sempre nos é dado e uma nova chance de pagar por nossos pecados é concedida, seja nessa ou noutra vida. (Vide Reencarnação: uma questão de Justiça).

Claro que também somos tentados por espíritos infelizes e imperfeitos. Assim como existem homens que não gostam de ver o nosso sucesso, os espíritos, que nada mais são que as almas dos homens, também não ficam satisfeitos quando estamos no caminho correto e tentam de toda forma nos influenciar para o mal. Mas com o nosso avanço intelecto-espiritual nós ficaremos menos susceptíveis a essas tentações. A prece, no nosso estado atual de evolução, é o meio mais eficaz de nos abstermos dessas más influências.

Muita Paz!

94 comentários:

  1. Muito bom este texto. Mas existem muitas políticas nas igrejas cristãs, quando se trata de dogmas. Muitas coisas que a Igreja Católica ensina não é nada esclarecedora.

    ResponderExcluir
  2. Bem primeiramente a pessoa que escreveu este texto ´parece não ter conhecimento da Bíblia. Vejamos um exemplo de tantos citados : O significado do nome do diabo...Sabemos que o diabo é o satanás, o lúcifer, "anjo" que foi expulso dos céus, por querer ser igual a Deus. Demônios é a legião que o acompanha. Para cada demônio foi dado uma incumbência. Servir a Deus é uma coisa tão boa, tão maravilhosa, que todas as pessoas deveriam experimentar. No mais, quando lemos a Bíblia, vemos que tudo que nela está escrita é verdade, e que aos poucos tudo estará se cumprindo. Não há como uma coisa escrita nela ser certa e outra não...ela não é contraditória. Se pegarmos a passagem que fala dos fins dos tempos e compararmos com o que vivemos hoje, veremos que é a mais pura verdade. Não há como uma "pessoa" ter escrito isso na Bíblia a milhões de anos e adivinhar o que estaria acontecendo hoje, a não ser Deus, Ser Soberano, Onipotente, Oniciente, Alfa e Ômega. Tudo que há na Terra foi criado por Ele e para Ele. Nossa mente é limitada e tem coisas que não cabe a nós entendermos. Outra coisa, qdo a passagem que vc citou menciona que Caim foi para uma cidade não diz se é povoada ou não. Veja esta passagem: "OU QUEM LHE DEU PRIMEIRO A ELE, PARA QUE LHE SEJA RECOMPENSADO? PORQUE DELE E POR ELE, E PARA ELE, SÃO TODAS AS COISAS; GLÓRIA POIS A ELE ETERNAMENTE. AMÉM" Romanos 11:35 e 36
    Veja que não cabe a nós certas coisas...nossa mente é limitada. Apenas creia querido(a) que Deus é soberano e te ama. O diabo veio ao mundo para roubar, matar e destruir. Olhe para o atual mundo em que vivemos e terá a prova. Deus abençõe derramando sobre sua vida chuva de benção e que o Espírito Santo de Deus faça com que vc enxergue o quanto é maravilhoso e prazeroso servir a um Deus tão poderoso!Se tiver dúvidas qto ao que está escrito na Bíblia, procure uma igreja séria.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anonimo......
      Sou espirita, e a unica coisa que posso lhe dizer e...quando desencarnar não se assuste, você verá
      o porque de sua existência, devemos usar a palavra
      pra ajudar nosso semelhante e não para tirar.....
      pense nisso!!!!!!!!
      Meu abraço fraterno, porque somos irmãos ......

      Excluir
    2. Anônimo
      Você leu mesmo esse texto, tente ler novamente....os erros e os abusos que a igreja
      católica fez ......leia novamente que você terá
      a compreensão e o entendimento....
      E como diz o anônimo espirita, um abraço fraterno
      afinal somos irmãos .......

      Excluir
    3. Anonimo , meus parabens, como voce diz.......compreensão e entendimento.
      Abraço fraterno

      Excluir
  3. A cada um cabe o raciocínio para entender a Bíblia. Uma parte é entendermo-la pelos olhos do espírito, outra pelos olhos da carne. Não é tão simples quanto parece simplesmente aceitar a Bíblia como uma verdade de certos assuntos quando esta foi escrita sob a influência de pessoas que viveram em civilizações e épocas muito diferentes das nossas.
    Qualquer pessoa com um pouco de conhecimento da história da humanidade, irá refutar a idéia de Adão ter sido o primeiro homem a habitar a Terra, por exemplo. Qualquer homem bastante espiritualizado jamais vai dizer que Deus é vingativo ou devora suas criaturas como devoramos uma formiga, sem dó e nem piedade; Daí tiraremos que Deus não é misericordioso?

    Esse e outros pontos são bastante controversos quando analisamos com a razão que Deus nos deu. Como disse Galileu: "Não me sinto obrigado em acreditar em um Deus que nos tenha dotado de razão e intelecto e nos impedido de utilizá-los"

    Aceitar tudo como verdade, é acreditar que Deus é mutável, o que não é. ELE, bem como as Suas Leis, são imutáveis.

    Devemos saber interpretar o que é histórico do que é moral e/ou espiritual.

    Agora, se as explicações não são satisfatórias para entender que o diabo não existe, continue acreditando nele, certamente será uma motivação extra para você se firmar em Deus. Mas jamais perca de vista o Evangelho do Cristo Jesus.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ramon Concordo plenamente com seus argumentos, estudando e não só aceitando o que dizem os padres e pastores veremos que tudo o que disse é verdade.
      Fui seminarista, a aprendi lá o que é mito e o que é real na bíblia, ex: Adão e Eva é um mito criado para catequizar e nos fazer crer em Deus e sua criação, inclusive o livre-arbítrio.
      Fico triste quando vejo diversos fieis fundamentalistas, incapazes de entender as coisas por meio de um estudo profundo...
      Já notou que no ANTIGO TESTAMENTO inteiro não há nenhuma citação sobre o demônio, diabo e etc?
      Eu posso dizer que o meu demonio é a minha fraqueza, a minha futilidade, mas que eu tenho controle sobre ele, estando com Jesus!!!

      Excluir
    2. parabens,ate que emfim um raciocinio logico,sabe o que mais chama atençao na BIBLIA ,e que as pessoas que se dizem cristã n aceitam de forma alguma uma versao dos fatos eles ignoram tudo que seja POSSIVEL.SAO TAPADOSe alem do mais imagine com tanto poder que DEUS possui os humanos escreveriam a sua historia.sem falar que o critianismo e uma das religioe que em nome de DEUS,derramaram muito sangue,PRESTEM ATENÇAO DEUS e maior que tudo e qualquer coisa ,mas os fatos sao reais a BIBLIA e cheia de falhas, mas isso ta mudando e as pessoas sao capazes de amar DEUS sen ter que ser de uma religiao entre aspas.

      Excluir
  4. Bem querido, eu sei que é difícil falar daquilo que nunca sentiu ou participou..., e assim como você há muitas pessoas perecendo sem Deus por falta de entendimento espiritual, Deus tem se revelado para aqueles que O buscam, ele é extremamente educado, não arromba corações nem força alguém a acreditar Nele, até porque, deu aos homens o livre arbítrio para escolher o seu futuro. É difícil falar sobre religião e eu não gosto, estou falando apenas de Deus, se você acredita em Deus, deveria acreditar na bíblia porque ela é que nos ensina tudo sobre Deus e o diabo. Acredito que que seja um grande conhecedor da história da bíblia, mas pouco conhecedor da glória de Deus, quando a pessoa esperimenta essa glória, ele deixa de ser o mesmo, deixa de se firmar na história e se firma na revelação da palavra de Deus. O mundo tem buscado uma paz que não existe, uma paz de espírito, uma segurança de quem está nas mãos do Senhor todo poderoso, essa paz verdadeira não se encontra em meditações ou isolamento do mundo e de suas ambições, não! Essa paz, essa alegria só tem quem compartilha uma intimidade com Jesus, infelizmente, você não conhece nem Deus, nem Jesus, do contrário saberia quem está guiando sua vida vazia.
    Que Deus possa te alcançar.
    um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para iniciarmos nosso colóquio, é importante descer do pedestal. A sua presunção de achar que os que pensam diferente estão sem Deus só denota o tamanho do seu orgulho.

      Você menciona entendimento espiritual. Por acaso, você sabe como se busca entendimento espiritual? Qual é a fórmula?

      Você fala que acreditar em Deus é para acreditar na bíblia. Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com outra. Os orientais, que crêem em Deus, não tem bíblia, e aí? Como fica? Os muçulmanos e outros irmãos de outras crenças, não têm bíblia... E como fica?

      Você menciona que somos pouco conhecedores da Glória de Deus. Como você pode saber disso? Por acaso conhece o íntimo do coração dos homens e sua história?

      A Paz de espírito existe, e ela se busca de dentro pra fora. Os orientais já fazem isso há milênios, agora que os ocidentais estão começando a se descobrirem. Não se busca Deus fora, se busca Deus dentro. Conhecendo-se por dentro, conhecendo suas mazelas e lançando mão ao arado, trabalhando em prol dos pequeninos, é que encontraremos a paz. Como dizia Jesus.

      Você é muito pretensioso e presunçoso quando diz que não conhecemos Deus nem Jesus. Ainda por cima está querendo ser médium vidente! rs Você dizendo que nossa vida é vazia, mas como você pode saber disso? Você está querendo ser Deus?

      A instrução e a caridade são os caminhos que vão levar você às respostas. Busque-as. Não busque Deus fora, nos templos, nos pastores, nos padres ou dirigentes religiosos. Procure Deus dentro de você, nas suas obras em prol do bem, dos pequeninos. Aquele que fizer o bem aos pequeninos, estarão fazendo o bem a Jesus também, como ele mesmo dizia.

      Muita paz e luz pra você!

      Excluir
    2. Anônimo, continue suas buscas.

      Deixo aqui algumas fontes pra você iniciar:

      http://www.pensamentoshumanistas.com/2011/03/biblia-o-espiritismo-e-as-religioes.html

      http://www.pensamentoshumanistas.com/2009/02/biblia-e-o-espiritismo.html

      Excluir
  5. Nossa! Como essa pessoa, que não teve nem a coragem de se identificar, sabe mais da minha vida do que eu mesmo! Minha vida vazia? Eu não acredito em Deus? No mínimo essa pessoa não sabe ler! Mas, como este blog é de expressão livre, deixei o comentário para que possamos ver o quanto as pessoas estão presas a seus dogmas, quanto estão presas mais à forma do que ao fundo. Estão mais preocupadas com o exterior do que com o interior. Pessoas assim jamais encontrarão os ensinamentos puros de Jesus, jamais entenderão o trecho da oração que diz "Venha a nós o teu Reino"

    é isso!

    Muita Paz pra você meu irmão Anônimo.

    ResponderExcluir
  6. Ola, Bom dia!

    Gostaria de dizer que simplesmente adorei seu texto e suas explicações, que serviram para me ajudar ainda mais nessa minha passagem aqui na terra! Há pouco tempo meu coração estava cheio de duvidas, mas com muita prece ao senhor Jesus nosso guia, consegui esclarece-las e aos poucos estudando bastante, e lendo textos como esse, estou conseguindo encontrar meu caminho! Também aproveito a oportunidade para dizer que concordo com você e acho que somente nós podemos melhorar ou piorar as coisas, e começar a não jogar tanto na culpa no "diabo" por tudo de ruim que criamos para nós mesmos!
    Muito Obrigada!
    Muita paz para você!
    :-)

    ResponderExcluir
  7. Parabens por sua dedução lógica sobre a existência do Diabo, não foi perfeita mais foi muito boa!! Vou construir um site para refutar o Diabo versículo por versículo em: www.cristojesusbrasil.cjb.net

    Apenas não concordo sobre a questão da tentação por espíritos, não acho que isto seja bíblico. Parece que era comum nas religiõs da época do novo testamento a crença de que doenças estavam associadas à espíritos imundos, mas no velho testamento isto não existe (com exceção do caso do suposto espírito malígno de Saul, mas é assunto pra outro estudo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste ponto concordo contigo também anonimo. Doenças internas da época, como epilepsia, as pessoas atribuíam aos maus espíritos(demônio), enquanto que as doenças externas não.
      Daemon era um deus grego considerado de baixo nível, e tudo de ruim que acontecia as pessoas o culpavam, logo, isso influenciou os cristãos da época.

      Excluir
  8. Obrigado pela visita anônimo. A questão das obsessões não só está relatado na Doutrina Espírita, mas também na Bíblia, uma das partes que me vem a cabeça agora é a que Paulo aconselha a uma das igrejas dizendo assim: "provai os Espíritos para saber se vêem de Deus".

    ResponderExcluir
  9. sabedoria ao ler as sagradas escrituras, é possível, basta ter olhos da carne..aqueles que são apodrecidos quando morremos...sabedoria para ler as sagradas escrituras com os olhos do espirito só é possível de uma maneira: ser habitado..vivificado...doutrinado pelo Espirito Santo de Deus.
    é ele que é incumbido de instalar sobre nós...a verdade..e o amor de Jesus Cristo..nosso maravilhoso Senhor...a verdade...a hora ...e a salvação para nós vinda de Jesus Cristo mediante ao Espirito Santo.

    exemplo de como não devemos questionar certas coisas de Deus:

    nossa sabedoria carnal consegue entender o que está escrito em Romanos 8:26?
    "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis."
    aceitar as coisas do reino dos Céus não é questioná-las...pois a palvra do Senhor nos diz que não sabemos nem mesmo orar como devemos...
    quanto mais tentar entender o que está alheio ao nosso conhecimento.
    ...por isso que A PALAVRA DE DEUS SOA COMO lOUCURAS PARA ALGUNS SÁBIOS...
    escolhas a serem feitas são:
    1-ficar estudando para encontrar brechas na Biblia...levantar suspeitas e contradições..
    2- ler a Palavra de Deus buscando a genuína e verdadeira revelação de Cristo Jesus. tomar posse da Promessa e da Palavra...e seguir o que nela está escrito.

    digo isso a qualquer pessoa que faz tais estudos e levantam tais questões...o Diabo existe...e é revelado naum por mim...mas sim pelo nosso maravilhoso Deus...
    o porquê disso eu não sei...porquê Deus faz as coisas eu tbm não sei...mas uma coisa eu sei:
    que não sou nada pra questionar o que está escrito na Palavra de Deus...e que Deus não têm obrigação nenhuma de me dar satisfação...pois quem pagou com muita dor, e sofrimento pela minha vida foi Jesus Cristo...na Cruz...e simplesmente..obedecer...sem questionar...depois do que Ele fez por nós...naum é absolutamente nada que não possamos e devamos fazer...
    atente pra isso meus irmãos...
    quanto mais discórdias tiverem em nome do diabo...mas tempo e espaço ele vai ter pra rodear a vida de vcs...
    busquem aa salvação na palavra de Deus...e se confortem no Espirito Santo...e a vontade do Pai seja feita, sem questões e nem "vãs discussões"

    Deus abençoe a todos..

    TiKo (congregado da Igreja Bola de Neve)

    ResponderExcluir
  10. Caro Tiko, obrigado pela sua visita e sua participação. Sinta-se à vontade em colocar suas opiniões, porém respeitando, como o próprio evangelho diz, uns aos outros.

    A sua dissertação é bastante extensa, porém vazia de significado e de raciocínio. A fé do jeito que muitos religiosos demonstram, é simplemente um joguete de ilusões, onde o mais influente tem o poder psíquico de impor ao influenciado certas crendices. Isso existe deste sempre, e mudará na medida em que as pessoas passarem a depositarem sua fé não só no que acreditam, mas no que sabem e comprovaram.

    Enquanto não balisarmos nosso ponto de vista no conhecimento, qualquer explanação sobre o assunto seria infrutífera.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. amado irmão...não me refiro a raciocínios...nem a estudos...mas te convido para de fato ser habitado pelo Espirito Santo de Deus...
    desperte sua temência pelo nosso Senhor...entenda como ele se revela...saiba o seu propósito para com sua vida...aceite este Deus maravilhoso..que tanto o Ama...que tanto fez por vc...com certeza...vc vai deixar de mencionar a palavra "religião"...
    quer raciocínio? não siga o meu...mas sinta o seu racionio testemunhando...um servo-sacerdote de Deus...curando um enfermo...fazendo um paralitico andar...
    quer ilusão?
    testemunhe um amigo seu...sabe aquele que vc conhece...aquele que vc sabe de tudo...que é incredulo...que tem a mesm idéia que vc...e se este amigo seu..de uma hora para outra..num culto...se ajoelhar no chão...chorar de felicidade...e começar a falar numa linguagem que vc nunca viu...nem ouviu...
    vc vai falar que é ilusão? ou poder psiquico?
    irmão...isso é uma comprovação? ou uma tese?
    pra que negar isso? po que vc vai perder aceitando as revelações do Reino de Deus?
    será que não percebe que contraria-las naum está resultando de nada...
    Jesus tá voltando meu irmão...e quero ver vc...junto comigo...marchando com ele...

    fika com Deus...ele está com vc...basta aceitá-lo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Skematize,
      Nunca diga a um católico ou espirita Para aceitar Jesus com se nós não o aceitasse. Não seja presunçoso, nem uma pessoa que não aceita opiniões diferentes, isso sim não faz parte do que Jesus ensinou.

      Excluir
  12. Caro Skematize,

    Para toda a sua proposta de proselitismo, mesmo eu sendo contra e me sentindo no direito de ignorá-la, vou parafrasear Galileu só por causa das suas primeiras palavras desse texto:

    Não me sinto obrigado a acreditar em um Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto e pretenda que não os utilizemosNo mais, recomendo ao irmão o estudo da Doutrina Espírita para, não fazer comentários infundados a respeito dessa Doutrina e de seus partidários.

    Que Jesus te Ilumine.

    ResponderExcluir
  13. Tem muitas pessoas que está mais presas a letra que mata do que o espírito que vivifica. Sabendo-se que Deus não é um Deusa de confusão. É necessário analisarmos e termos uma consciência crítica de tudo que se passa principalmente ao lermos a bíblia, pois não acredito que Deus mandaria o homem comer pão com fezes; exterminar homens, mulheres, crianças e animais e tantas outas coisas escritas em nome de Deus. Só sei que hoje se fala mais em dinheiro e se estar mais preocupados com a "grana" do que com as ovelhas e o Je$u$ cifrão, vale mais do que o Jesus que disse: não faça da casa de meu Pai um covil de ladrões. A rotulação religiosa de nada adianta, pois cada um quer ter razão e interpretação diferente. É por isso que me tornei Esírita por entender o que disse o Espírito de Verdade: Esíritas instrui-vos. Não quero ser "maria vai com as outras" nem tão pouco papagaio; alguém fala, eu acredito e repito. Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão face a face em todas as épocas da humanidade. Apesar de ter muitos nos julgando por não ler: com o mesmo julgamento com que julgais sereis julgados.

    ResponderExcluir
  14. Orlando, voce tá certíssimo. O problema é que as pessoas se prendem mais à letra, como você disse, do que ao Espírito. Se esquecem da Moral do Cristianismo primitivo e repetem as mesmas barbáries que os ditos "cristãos" de séculos atrás, faziam. Hoje eles não matam, por não poderem, mas persuadem as pessoas de tal maneira a tolí-las da liberdade de pensar e agir.

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  15. na minha opiniaõ eziste deus e odiabo asim como eziste aluz ,á escuridaõ;deus criol o mundo e deichol seus ensinamentos para quer o ser o humano pratique coisas boas,se a biblia fala quem e deus e quem e o diabo e já quer devemos acreditar quer deus existe saõmos obrigado a entender quer o diabo existe tambem

    ResponderExcluir
  16. O Diabo nada mais é que uma versão má de um anjo bom!

    ResponderExcluir
  17. Ramon, parabéns pelos seus artigos. Continue assim.

    T.F.A.

    lcpoliveira@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  18. Caro semelhante, no principio tudo que havia era a totalidade, a energia absoluta, a forma mais sublime de essência há que nós personificamos como Deus. Como "Ele" era só, não podia se auto comparar com nada, pois era tudo que havia. Num momento divino fez com que partes dele se separasse e assim criou o que nós chamamos de espiritos, almas, apenas vibrando de maneira mais lenta, e num instante divino que levou bilhões de nossos anos criou o universo, ou seja a materia, também apenas vibrando de formas diferentes para cada coisa, pois tudo no universo é feito da mesma energia. Bem não quero me estender muito, pois tudo é muito complexo para se explicar aqui, mas é pura cosmologia. Assim sendo e simplificando tudo nós somos o corpo de "Deus", somos o meio que "Ele" achou para se glorificar. Nos deu o livre arbitrio, mas livre mesmo, para experimentar tudo o que criou, até mesmo as coisas que chamamos de pecado, pois se assim não fosse não os teria criado. E sim o Diabo foi invenção do homem, em um tempo em que se acreditava em uma deusa mulher. Quanto aos espiritos que falaste, não existe espirito mau, pois quando trocamos de forma voltamos para o estado de espirito divino e esse espirito é "Deus" por isso não pode ser mau. A proposito o inferno não existe, só há um lugar para onde ir, e é para de onde viemos. De "Deus".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, vc as vezes fala como se soubesse de tudo, mas nâo sabe de nada.não conhece o mundo espiritual, esse mundo que nos rege aqui na terra.o verdadeiro mundo é o espiritual, o mundo onde tudo é eterno,onde não há dia e noite, não há fome nem sede. o mundo onde DEUS vive, esse é o verdadeiro e eterno. nós aqui somos feitos do pó da terra, matéria. quer saber mais sobre esse mundo leia o livro de melquisedeque. pesquise no google. abraços!

      Excluir
  19. Cara, seu texto não tem nada q o sustente, não tem sitações nem nada do gênero e possui definições q vc tirou não sei da onde, porque não tem bibliografia... aff

    ResponderExcluir
  20. Caro Anônimo! Antes de mais nada, obrigado pela visita e por dignar-me com a sua participação neste modesto blog.

    A sustentação para o meu texto não precisa de bibliografia, porque não sou obrigado a aceitar só o que dizem os autores. Sabe por quê? Porque eu também sou dotado de razão, intelecto e sentidos, assim como você. Se os temos, é para que os utilizemos.

    A única coisa que ganhamos quando lemos o livro de alguém, é a oportunidade de não pensar a respeito e verter a opinião, porque o autor já pensou por nós e desenvolveu toda a trajetória do raciocínio...

    Acredito que todos nós temos a potencialidade de desenvolvemo-nos através do pensamento, da razão, dos sentidos. Basta querermos!

    Se é tão importante para você saber que outras pessoas partilham da minha opinião, recomendo-o ler, em primeiro momento, a Codificação Básica da Doutrina Espírita.

    Mais uma vez, obrigado pela sua participação...

    Paz e Bem!

    Ramon Silva

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo texto, mas cuidado: se descobrirem que o Diabo não existe muita gente vai ficar desempregado. Pode ver que já tem gente nervosa hehe

    ResponderExcluir
  22. Engracado, é porque apenas usamos a biblia como instrumento de analise sobre verdades??? e o Bagavahd-githa, e tantos outros livros que falam do Homem, apenas das bem aventurancas e mal aventurancas dos homens e nada mais.
    Usar a Biblia como livro de verdade, nao leva a verdade alguma.
    Devemos ler internamente o que nossos sentimentos dizem, abrir a cabeca a novas colocacoes e pensar como o outro por um estante.
    E quando nada existia? quando nao existia cristianismo. Os Indios estavam errados e cultuar os solos?
    Estavam certos os Jesuitas? que engravidaram Indias e mais indias, ensinando como Jesus fazia?
    esta certo queimar mulheres, porque achamos que elas sao bruxas?
    Tudo isso devemos a Santa inquisicao e as interpretacoes idiotas e cretinas da biblia.

    ResponderExcluir
  23. Paz, Saúde e Amor a todos.

    Penso que o Espírito Santo de Deus seria uma força que emana da Providência Divina e que habilita os filhos de Deus a usufruírem do poder Consolador do Pai Celeste; compelindo-os a serem capazes de professarem crenças religiosas ainda que não cogitem quaisquer contestações acerca do que para eles é inquestionável; isto se deve, segundo alguns, ao suposto Testemunho Intrínseco da Verdade (propiciado pelo Espírito Santo).

    Os argumentos expostos nesta página podem ser refutados por meio do emprego da retórica e dialética, a despeito de existir nítida dificuldade para consumar tal feito; uma vez que as premissas relacionadas aos vocábulos "demônio", "diabo" e afins serem aparentemente patentes. Exorto que pesquises a respeito de apologistas cristãos como Alvin Plantinga e William Lane Craig.

    Prezado Ramon Silva, admoesto-te que não cesses te abster-te de dogmas (são um veneno para a mente!). Entretanto, saiba que a lógica e a razão não mais são que apenas conceitos elaborados pela limitada mente humana.

    Muita paz e que Jesus Cristo seja sempre conosco. :)

    ResponderExcluir
  24. Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus próprios olhos.

    Infelizmente muitos pagarão pra ver
    a biblia é veridica tudo que estar escrito se cumprirar mais como eu disse muitos pagarão pra ver e quando ver será tade demais ...

    Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.

    Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

    ResponderExcluir
  25. Caríssimo Jon,

    É um prazer tê-lo aqui trazendo um contraponto para nossos estudos. Certo de que você é um voraz estudioso da Bíblia, dispensa-nos o trabalho de informar-lhe que Deus é perfeito em todas as suas atribuições, em todas as suas tarefas, em todas as suas características, não deixando jamais, qualquer sombra de dúvidas, para o mais leigo que apareça, algum ponto que possa ser visto com dupla interpretação ou atribuindo-lhe qualquer feito que vá de encontro à sua perfeição.

    Nego-me em trazer-lhe as contradições que há na Bíblia, os verdadeiros homicídios executados, principalmente no Velho Testamento, que eram atribuídos a Deus, os feitos fantásticos que não tem qualquer atribuição divina, que na ignorância de muitos, acreditam que Deus é vingador, severo, etc..etc..

    Para nós, Deus é amor, Deus é perdão, Deus é misericórdia, justamente o contrário do que a Bíblia diz em grande parte do livro, onde Jesus, que infelizmente não foi escutado por muitos irmãos de outras correntes religiosa, que fala justamente o que vos falo. Deus é amor, bondade e misericórdia. Não é vingativo, mal, homicida, ou qualquer coisa do gênero.

    Obrigado pela participação!

    ResponderExcluir
  26. Vamos rasgar a biblia pois a metade é verdade e a outra é mentira .......
    Ou é ou não é !
    100% ou não !
    Na Sagrada Escritura fica claro que o demônio é um ser criado, que se revoltou (através do seu livre-arbítrio) contra o seu criador.
    Tanto anjos como demônios podem interferir na vida dos homens, assim como podem se manifestar com vozes e se materializar em corpos (ou possuí-los).
    Sua existência é um fato. No Antigo Testamento ela é mencionada em sete livros e por todos os livros do Novo Testamento. Jesus reconheceu a sua existência. ("O inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é a consumação do século, e os ceifeiros são os anjos." Mt 13.39; "Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago." Lc 10.18; "Se também Satanás estiver dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Isto, porque dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu." Lc 11.18)
    O deus deste século ( satanás ) - 2Co 4.4 "...nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus."
    sem querer ofender .
    O demônio é o pai do espiritismo. Ele não é um "estado de espírito", mas o autor da religião gnóstica (fundamento do espiritismo). Foi dele o primeiro brado igualitário do mundo: "Não servirei!". Foi com a mesma falácia que ele tentou Eva: "Se comeres desse fruto, sereis iguais a deus". A gnose preceitua exatamente a igualdade dos homens com Deus, tanto em seu fundamente filosófico, como em sua doutrina da reencarnação e da iluminação evolucionista.
    A Sagrada Escritura nega a Reencarnação
    A morte é uma conseqüência do Pecado Original. Quem nos traz a vida, novamente, é Nosso Senhor Jesus Cristo, através da Redenção.
    Não há segunda chance, como está em S. Paulo: "Está decretado que o homem morra uma só vez, e depois disto é o julgamento" (Hb 9, 27). "Assim o homem, quando dormir, não ressuscitará, até que o céu seja consumido, não despertará, nem se levantará de seu sono" ( Jó, XIV,12).
    Negar que a biblia é completa é uma forma de tentar fugir da verdade que há de ser revelada .
    No livro de apocalipse está escrito o que nos aguarda e a satanás com seus demônios .

    Deus é amor e justiça.

    ResponderExcluir
  27. Vamos rasgar a biblia pois a metade é verdade e a outra é mentira .......
    Ou é ou não é !
    100% ou não !
    Na Sagrada Escritura fica claro que o demônio é um ser criado, que se revoltou (através do seu livre-arbítrio) contra o seu criador.
    Tanto anjos como demônios podem interferir na vida dos homens, assim como podem se manifestar com vozes e se materializar em corpos (ou possuí-los).
    Sua existência é um fato. No Antigo Testamento ela é mencionada em sete livros e por todos os livros do Novo Testamento. Jesus reconheceu a sua existência. ("O inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é a consumação do século, e os ceifeiros são os anjos." Mt 13.39; "Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago." Lc 10.18; "Se também Satanás estiver dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Isto, porque dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu." Lc 11.18)
    O deus deste século ( satanás ) - 2Co 4.4 "...nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus."
    Sem querer ofender .
    O demônio é o pai do espiritismo. Ele não é um "estado de espírito", mas o autor da religião gnóstica (fundamento do espiritismo). Foi dele o primeiro brado igualitário do mundo: "Não servirei!". Foi com a mesma falácia que ele tentou Eva: "Se comeres desse fruto, sereis iguais a deus". A gnose preceitua exatamente a igualdade dos homens com Deus, tanto em seu fundamente filosófico, como em sua doutrina da reencarnação e da iluminação evolucionista.
    A Sagrada Escritura nega a Reencarnação
    A morte é uma conseqüência do Pecado Original. Quem nos traz a vida, novamente, é Nosso Senhor Jesus Cristo, através da Redenção.
    Não há segunda chance, como está em S. Paulo: "Está decretado que o homem morra uma só vez, e depois disto é o julgamento" (Hb 9, 27). "Assim o homem, quando dormir, não ressuscitará, até que o céu seja consumido, não despertará, nem se levantará de seu sono" ( Jó, XIV,12).
    Negar que a biblia é completa é uma forma de tentar fugir da verdade que há de ser revelada .
    No livro de apocalipse está escrito o que nos aguarda e a satanás com seus demônios .

    Deus é amor e justiça.

    ResponderExcluir
  28. Caro Osvald, obrigado pela visita e participação!

    1) A Bíblia é repleta de contradições
    2) A Bíblia fala das comunicações mediúnicas O TEMPO TODO
    3) A Bíblia CONFIRMA a Reencarnação
    4) Você já viu alguém ressucitar? O corpo morre. Logo ele nasce e morre uma única vez. Quem não nascer de novo da água e do espírito não herdará o reino dos céus (Jesus)
    5) Diabo quer dizer acusador, Satanás quer dizer Opositor.
    6) Na Bíblia EM LUGAR NENHUM está dizendo que Deus criou o diabo (enquanto personalidade) e jogou-o às trevas.
    7) Demônio quer dizer daemon, que no grego quer dizer gênio ou espírito. Então Demônio não é uma personalidade.

    Analise com calma, sem pressa, leia, estude e não fique míope com o que te dizem por aí. Instruir-se não é pecado. Ficar na ignorânica o é.

    Obrigado pela sua participação caro amigo, que Jesus ilumine a sua vida, sua mente e seu coração.

    Muita Paz!

    ResponderExcluir
  29. Entao digamos que você esteja certo me responda existe ou não a ressurreição ?

    ResponderExcluir
  30. 1) A Bíblia é repleta de contradições
    2) A Bíblia fala das comunicações mediúnicas O TEMPO TODO
    3) A Bíblia CONFIRMA a Reencarnação

    Me prove estas questões com base bíblica não quero ficar na ignorância .

    ResponderExcluir
  31. Olá Osvald,

    Muito obrigado por retornar. Eu gostaria de me dar o direito de não te responder, e pedir que você mesmo pesquise e tire suas próprias conclusões.

    Mesmo que você não se convença das afirmações que fiz, é bastante nobre de sua parte querer saber.

    Caso precise de alguma coisa ou ajuda na sua pesquisa, pode ficar à vontade em entrar em contato comigo.

    PS: Fui evangélico por 13 anos, entendo exatamente a sua postura. Tinha a mesma forma de ver que você. Mas tenha em mim um irmão que apenas atualmente pensa diferente de você.

    Muita Paz!

    ResponderExcluir
  32. hum... agora entendo !
    fique na paz !

    ResponderExcluir
  33. Em primeiro lugar gostaria de expressar meu profundo respeito pelas opiniões aqui apresentadas e gostaria de salientar que a meu ver, todas devem ser analisadas e completar nossa busca pela verdadeira face da relegiosidade e outras crenças a que o ser humano se expôe. Minha opinião é a seguinte:, no nosso planeta temos climas, povos e crenças que são passados de pais para filhos e estes creêm nos seus antepassados e é assim sucessivamente. Mas quando um indivíduo questiona sobre as crenças a que foi submetido formando seu próprio angulo de visão buscando a lógica das coisas assim como a ciência o faz, logo é escumungado,excluído e marginalizado. Sentí e sinto isto na pele toda vez que expresso minha opinião sobre estas crenças e baboseiras que afrontam minha inteligencia e a de muitos que não acreditam nisso. O homem primitivo sempre questionou sobre a ordem natural das coisas, seres e fenômenos da natureza, e quando devendava algo era tido como o superior da tribo onde vivia. No mundo contemporâneo ainda é conservado tal dogma e pessoas com mentes questionadoras se dão bem por ir a fundo no que o intriga e alguns são tão mesquinhos e arrogantes que se aproveitam da ignorancia dos outros e faltam com a verdade no ensinamento de tais descobertas obtendo assim a submissão de muitos. Me recuso a acreditar que exista um ser supremo e que num passe de mágica criou todas as coisas que estão ao alcance de nossos sentidos. Acredito sim na evolução das espécies e o Deus e o Diabo a que a bíblia se refere nada mais é do que uma figuração do bem e do mal que existe dentro de cada um de nós. Não quero o bem de quem me quer mal e não quero o mal de quem me quer bem. Reflitam sobre isto e sejam felizes com o seu próximo.

    Laercio Silva

    ResponderExcluir
  34. Laércio,

    Primeiramente agradeço o respeito que você se colocou, coisa que é bem difícil de se encontrar em um ateu (se é que posso chamá-lo assim).

    Eu concordo com quase tudo o que você disse. O único ponto que nem a religião nem o materialismo pode ainda falar com propriedade se existe ou não, é sobre Deus, que tanto para os Ateus quanto para os Religiosos é um ponto de fé.

    Obrigado pela participação!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Deus existe e nos deu o livre arbitrio e tambem para os anjos e ele entaum nau perdoou lucifer e nao o perdoara pois ele msmo disse sejam de suas palavras sim sim não não entaum c ele nos ensina a nunk a retroceder em nossa palavra seria uma injustiça de um Deus justo retroceder no que ele nos ensinou e por esse motivo ele nunk entaum retiraria lucifer do inferno para morar no `céu`de novo por que ele estaria c contradizendo mas ao msm tempo ele c contradisse no seu perdão pq naum perdoa lucifer e então ele naum eh o infinitamente misericordioso e c ele limitou nossa mente eh para q naum cometamos o msm erro de lucifer para q ele nao possa c contradizer de novo em seu perdão.ou tlvz como foi dito no texto deus ensinou o homem de uma forma ignorant para q ele tema a um castigo eterno para q sirva a ele o tempo todo entaum em vez de filhos podemos ser escravos ou entaum apenas brinquedos naum sei c isso faz sentido mas pensei mto sobre esse texto e soh sei q qntos mas penso e sei mas vejo q naum sei nada obrigado por ler minha opinião!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  36. Olá "to ai na atividade"

    Primeiramente, vamos entender que Deus não disse nada para ninguém. Tudo o que a gente ouve por aí, é o que as pessoas dizem que Deus disse, mas ninguém nunca ouviu Deus dizer nada com niguém. Então, quem disse que éramos para ser nossa palavra "sim, sim, não, não" foi Jesus, como está escrito nos Evangelhos.

    Agora, mais uma vez vou dar a minha visão baseada na Doutrina Espírita. Não existe céu e não existe inferno. Não existe Diabo enquanto uma pessoa ou individualidade que se posiciona contra Deus. Também não existe o mal. Jesus disse que o Reino dos Céus está dentro de cada um de nós. O mal nada mais é do que a ausência do bem, assim como a escuridade é a ausência de luz.
    1) Diabo significa acusador. Satanás significa opositor. Procure na internet que você vai ver que o que pintam as outras religiões não faz sentido. Seu raciocínio está perfeito. Como poderia Deus perfeito em tudo, conhecedor do passado, presente e futuro criar um ser que seria o seu "inimigo" depois e arrastaria para o inferno um monte de filhos seus? Onde está a lógica e sabedoria de Deus aí?

    2) A história que você ouve sobre Lúcifer, guerra entre Deus e Diabo não é uma história verídica. É uma fábula, para exemplificar o conflito entre o bem e o mal, que passamos o tempo todo.

    3) O Céu, como Jesus disse, está dentro de cada um de nós. A vida aqui mesmo na Terra pode ser um céu para uns e um inferno para outros, concorda? Uma pessoa reta, íntegra, com boa saúde, boa família, que pratica a lei do amor o tempo todo, não vive um céu relativo? Agora, uma pessoa má, que vive fazendo coisas ruins para os outros, recebe coisas ruins para si o tempo todo, que vive doente, que não tem família, não vive um inferno? Então, cada um de nós, de acordo com o maior e melhor ensinamento que temos na Bíblia dado por Jesus de "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo", conheceremos o céu que existe dentro de nós, e a luz que emana do amor vai afastar as trevas que nos faz viver no inferno.

    Jesus disse, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Então caro amigo, não deixe de sempre buscar a sua verdade, nunca perdendo de vista essa mensagem de Jesus, que certamente vai te ajudar a encontrar o céu que existe dentro de você. "Fora da Caridade não há Salvação!"

    PS: Penso que o meu comentário no outro post que você comentou, vai ser útil para te esclarecer mais sobre o que eu disse aqui. http://goo.gl/GImyg

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa doutrina espirita foi criada por quem? ele era evangelico, conhecia as escrituras, ou lhe foi revelado?
      vc não crê no inferno e nem no céu, mas crê em espiritos.
      e esses espiritos conversam com vc e vc acredita cegamente que são de pessoas mortas? kkk, é de rir mesmo.
      o diabo engana todo mundo, ele prega a caridade, porque sabe que não é isso que salva o homem do inferno.só JESUS pode fazer isso, é só conhece-lo de verdade. JESUS é o proprio DEUS.

      Excluir
    2. esse pensamento espirita é demonio, ele tomou sua mente e agora é dificil vc largar esse mal.essa doutrina espirita
      é enganosa, não há reencarnação. o homem morre uma vez só, depois disso, vem o juizo de DEUS sobre ele. quem aceitou jesus como o salvador e carregou sua propria cruz, aqui na terra, esse ira pra salvação. leia o livro de apocalipse ele fala do fim de todas as coisas aqui na terra.o mal será derrotado e o reino de DEUS será restaurado, não aqui, mas na eternidade, onde viverá todos aqueles que foram lavados pelo sangue do cordeiro.
      vc nem sabe porque o homem foi criado, e nem qual o proposito disso tudo. o homem foi criado á imagem de DEUS,portando ele é uma criatura especial, imagine isso se puder, depois vc me conta, tire suas conclusões.

      Excluir
    3. Porque vc defende tanto o diabo assim? não crê nos demonios, mas crê nesses espiritos que se manifestam ai no centro. quem te falou que são espiritos do bem? espiritos do bem não vivem na terra não. a terra é abitada pelos homens e pelos anjos caidos. a batalha entre o bem e o mal tem o homem como arma. e o homem nem tem conciencia disso. coitado,ele é o unico que não sabe disso.

      Excluir
    4. Querida Jack, não defendo o diabo, porque ele não existe! :) Creio nos espíritos, porque estou respondendo um agora mesmo! E você é um espírito do bem, né? Apesar da sua intolerância religiosa...

      Um grande abraço e que Deus ilumine sua mente e seu coração!

      Excluir
  37. tenhu uma coisa em mnte c deus nos faz morrer e reencarnar cmo pregam no espiritismo creio q ele nos faz andar num circulo para q erramos e voltamos para acertar o q erramos e c todo ser humano é falho entaum vivemos em um circulo sem fim pq apenas deus eh perfeito entaum aond isso vai dar entaum possamos apenas ser brinquedos para a distração de deus eu sei q parece q eu possa estar tentando ser contra deus cm meus comentarios mas naum eu apenas qro acreditar em alguma coisa q faça sentido para q minha vida e o meu existir tbm faça pq c naum para q estarmos aqui seremos nós seres sem sentidos q estamos nessa terra esquecidos por um deus q naum existe obrigado pelos esclarecimentos e eu me chamo marlon augusto silveira lima e naum qro ser apenas mais um no meio da multidão q nasce cresce envelhece e morre sem saber de onde vem e para onde vai!!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Livros Sagrados.

    Quanto mais vivo neste planeta, mais Perplexo fico Os partidários da Bíblia Sagrada, falam com uma convicção tão entusiasmada sobre a veracidade do seu livro, como se eles estivessem participado efetivamente da elaboração do mesmo. Ora este livro foi escrito a tanto tempo, nem se sabe verdadeiramente se foi escrito por profetas ou por pessoas comuns. Outra coisa muito importante, todo estes anos A Bíblia teve varias traduções, em todas Houve muitas modificações, às vezes por dificuldades de interpretar certas palavras, e na maioria das vezes por interesse de quem a esta traduzindo. A Bíblia Sagrada, não é a único livro, existe muitos outros livros sagrados. Temos o alcorão, livro islâmico, temos os Vedas livro da religião da Índia, e muitos outros livros sagrados espalhados pelo nosso planeta. Para mim, ignorar os livros sagrados das outras religiões, e dar crédito somente a nossa Bíblia não passa de interesses particulares e mesquinhos. Deus, não é monopólio somente de quem acredita na bíblia Sagrada, Deus se existir realmente, ele está á disposição de todos os religiosos da terra e não apenas de um ou de outro grupo. O criador não vê seus filhos pela religião que professa, ele os vê pela pureza de coração, pela humildade e pelo seu amor ao próximo. Temos que dar um basta neste jogo de interesses que há no comportamento humano. Temos que praticar mais o amor ao próximo, eliminar de nós o egoísmo, a maledicência, o orgulho, a hipocrisia, o individualismo e muitos outros defeitos que são heranças malditas de todos nós seres humanos. Temos que ter bom senso, refletir com seriedade, todos nós estamos no mesmo barco da incerteza, por isso temos que ser coerentes e remar todos na mesma direção, assim chegaremos mais rápido ao destino desejado, se continuarmos sendo individualistas querendo levar vantagens em tudo não chegaremos a lugar nenhum. Se somos filhos de um mesmo Deus, para que a discórdia, afinal somos todos irmãos, por isso temos que nos irmanarmos para um só propósito, buscar e encontrar a paz e a felicidade tão almejada por todos.. Paulo Luiz Mendonça.

    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro, Crônica, Indagações e Teorias. Editora Scortecci.

    ResponderExcluir
  39. Quem criou o diabo é a resposta mais facil de dar, foi algum Homen e muito esperto por sinal.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo Saíd
    Evangelho do apostolo joão cap.3v.17 :Porque DEUS enviou o seu filho ao mundo não para condenar o mundo mas para que o mundo fosce salvo por ele,V.18: quem crê nele não é condenado,mas quem não crê já está condenado,porquanto não crê no unigenito filho de DEUS.Vc disce que não foi DEUS que disce sim,sim,não,não e sim jesus, meu amigo quero lhe diser que jesus é DEUS pois o próprio jesus disce quem vê a mim vê o pai joão cap.14v.9.Não quero aqui discutir a sua crença se vc crê na existência do diabo ou não,eu creio que ele está ti usando para confundir a mente de muitos atravéz deste blog.Arrependa-te depressa para não ser condenado e ser lançado no lago de fogo junto com o diabo os falços profetas e todos aqueles que amam e praticam a mentira.ROMANOS,cap.8v.1: nenhuma condenação há para aqueles que estão em cristo jesus que não andam segundo a carne mas segundo o espirito,por favor não confunda este espirito é o espirito santo de DEUS que jesus em joão cap.14v.26 disce que ele eviaria para testificar dele.Pude observar tambem em um de seus comentários que vc diz que a biblia eé cheia de contradições,meu amigo DEUS não se contradis à sí mesmo isto foi o diabo que colocou na sua mente.
    Que o senhor jesus te liberte de satanas.

    ResponderExcluir
  41. Anônimo,

    Eu respeito seu posicionamento, mesmo que ele esteja embasado somente na sua fé.

    Obrigado pela participação.

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  42. Excelente texto! Diz tudo.

    ResponderExcluir
  43. Ramon, gostei do texto, ainda que tenha buscado bases em sua fé, e não apenas por questões racionais e deduções lógicas, pois somos dotados da racionalidade, fato incontestável e que você mesmo atesta.

    Estou lendo a bíblia pela segunda vez, completamente, digo no sentido de ler do começo ao fim, pois se somar os textos que li separadamente já devo ter lido-a umas 4 vezes ou mais.
    Busco-a agora com um olhar diferente do qual li pela primeira vez, desnudo de "pré-conceitos" e qualquer cegueira que o "fundamentalismo" nos trouxe, e confesso com estarrecimento, que fiquei estupefato ao me deparar com narrações no AT que contradizem os ensinamentos de Cristo.

    Várias contradições no texto corrente mesmo, não precisa nem mudar de livro!
    Coisas tais que me passaram desapercebidas, e veja que não busquei qualquer informação externa a bíblia para detectá-las (não me venham alguns dizer que estou sendo usado pelo demônio por estar lendo a bíblia em busca de verdades) como tenho visto você sendo acusado.

    Contudo minha caminhada não terminou ainda.

    Sugiro àqueles que disparam acusações fundadas em fé pessoal e "achismos" advindos de tradições impostas pelos séculos, que experimentem ler a bíblia como se fossem um "não-crente" e façam perguntas as quais imaginem que um "nâo-crente" lhes faria. E tente à luz da razão e "mente-de-Cristo" respondê-las. Sem
    subterfúgios de que nem tudo está revelado e que não somos capazes de entender tais pontos.

    Abraço e paz a todos.
    A verdade liberta de fato!

    Luciano A.

    ResponderExcluir
  44. Eu concordo plenamente com todo o texto muito bem pesquisado e elaborado. Acredito que quando um ser humano é condicionado a uma verdade absoluta, perde seu senso critico e acaba por defender algo mal fundamentado. As pessoas incaltas valorizam mais os ditadores do que os pensadores, onde, os ditadores colocam uma verdade absoluta a ser seguida, e os pensadores questionam essa verdade.
    Penso, logo existo.-René Descartes

    ResponderExcluir
  45. ja pesquisei muitas religiões em muitos anos da minha vida,só encontrei a verdade com lógica,razão,coerencia,objetividade e sem contra-dição no ensino Kardecista e continuo até hoje estudando a doutrina porque eu hoje não substimo a Deus.

    ResponderExcluir
  46. Deus eo Diabo são criações humanas, porque todos seres humanos tem medo de morrer e deixar de existir por isso existe a religião. A Religião é um meio de guiar a humanidade sem deixar que ela fique selvagem, com religião fica facil manipular. Por exemplo: Joãzinho entra na casa do Pedrinho e pega um pedaço de bolo sem permição, ai a mãe de joãozinho fica sabendo disso e apenas diz pra ele, não pode pegar porque é pecado se fizer isso vc vai queimar no inferno. Entenderam a moral da história... Sem a religião o mundo estaria bem pior do está agora, porque ninguem saberia distinguir o que é bom e ruim e fariam so pensando em si mesmo !
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  47. Adriano,

    Você tem quase razão. Infelizmente suas colocações são muito frágeis, e sua visão de religião, é praticamente nula. Sua fábula foi totalmente infeliz, porque nada tem a ver Religião com educação, moral e ética.

    A questão é que pessoas que se posicionam como você a respeito da religião, não tem se quer o trabalho de estudar para dizer algo com conhecimento de causa.

    Recomendo que você leia os seguintes posts, de repente sua visão se clareia e consiga até se posicionar com um pouco mais de propriedade, mesmo que contra às religiões.

    http://www.pensamentoshumanistas.com/2011/03/biblia-o-espiritismo-e-as-religioes.html

    http://www.pensamentoshumanistas.com/2007/11/o-objetivo-das-religies-do-mundo.html

    ResponderExcluir
  48. TODOS SABEMOS QUE DEUS É SOBERANO, E PODEMOS AFIRMAR QUE DEUS CRIOU O DIABO SIM PARA O DIA DO JUÍZO, E SABIA DE SUAS INTENÇÕES, ACONTECE QUE PARA TERMOS A CONSCIÊNCIA DO BEM, TEM QUE EXISTIR O MAL, OU SEJA É O MESMO QUE PARA RECONHECERMOS O DOCE É PRECISO EXISTIR O AMARGO. NADA FOGE AO CONTROLE DE DEUS, ELE NOS DÁ A CONSCIÊNCIA DA EXISTÊNCIA DO MAL PARA RECONHECERMOS O BEM,E AINDA NOS ENSINA A ENTRAR PELA PORTA ESTREITA, DAÍ EM DIANTE A ESCOLHA É DE CADA UM, O BEM OU O MAL.

    ResponderExcluir
  49. Muito bom texto, Ramom. A verdade é que as incoerências são flagrantes. Eu costumo dizer que o questionamento destes temas se assemelha ao mito da caverna de platão. De certa forma o conhecimento pleno da bíblia leva à sua própria rejeição. Interessante é que boa parte dos que se julgam cristãos não conhecem de fato a própria bíblia e simplesmente reproduzem o entedimento de seus líderes religiosos.

    ResponderExcluir
  50. Excelente texto!!!Nos últimos meses tenho me encontrado em profundos questionamentos acerca das verdades de Deus. Procuro muitos textos e muitas respostas em pesquisas na internet e a cada dia ficava mais confusa...Estava com muito medo de que minha crença na doutrina espírita pudesse estar errada e tudo que sempre acreditei se desmoronasse, de uma hora para outra...Encontrar seu texto elucidou muitas de minhas dúvidas. Aproveitando-me desse espaço, e abusando um pouquinho de você, será que você poderia me responder uma questão, que um outro amigo acima também expôs: seria a reencarnação um "ciclo vicioso"? Porque, como seres humanos, estamos sempre sujeitos a errar, então, em que momento nos aproximaremos da perfeição??? Em uma determinada vida, eu posso ter sido extremamente caridosa, e em outra, por uma revolta qualquer, ter cometido um homicídio, o que me "obriga" a recomeçar com um novo resgate...e fica parecendo que isso nunca terá fim...Como você mesmo diz, temos que usar do raciocínio que Deus nos deu, e não encontrei, ainda, resposta para essa questão :(
    Parabéns pelo texto e muito obrigada se puder me responder!
    Paz e Luz
    Daniele Vieira

    ResponderExcluir
  51. W. Dutra, obrigado pela visita.

    Infelizmente, nego-me a acreditar que Deus criou o diabo, como acredita-se nas outras doutrinas cristãs.

    Não é racional, não é lógico, não é caridoso, não é misericordioso e não é inteligente.

    Deus como suprema inteligência, JAMAIS criaria um ser que seria, futuramente devotado ao MAL. Não faz sentido.

    "Se um pai da terra, sabe ofertar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus!"

    ResponderExcluir
  52. Daniele Vieira, obrigado pela visita.

    Entendo que o momento da sua vida deve ser aquele em que diversas questões aparecem e colocam à prova nossas crenças.

    Penso que você deve fundamentar nos seus VALORES que aprendeu da sua família e da Doutrina Espírita.

    Além disso, eu penso que você deve aprofundar nos seus estudos. Quanto mais você estudar, mais claro irão ficar as coisas.

    Agora, respondendo suas questões, se a reencarnação será um ciclo vicioso?
    R: Não. Tudo na vida progride (Natureza e Espiritual). Logo não há nada que ficará eternamente num ciclo sem mudanças.

    Como seres humanos, estamos sujeitos a errar?
    R: Sim. E também, dada nossa atual condição evolutiva, de vermos que erramos e não mais cometer os mesmos erros. Cometeremos novos erros, até que não estaremos mais cometendo erro algum. Seria aqui na Terra? Certamente que não. Enquanto estivermos na Terra, estaremos aprendendo.

    Se uma vida passada eu fui extremamente caridoso, noutra eu fui homicida, isso me obriga a um novo resgate?
    R: Isso é um contrasenso. Se você foi extremamente caridoso, você não deixaria de sê-lo só porque passou de uma vida para outra. Você continuará sendo caridoso. E pessoas caridosas não matam ninguém. Agora, se fizermos algo de errado que nos força um resgate, nós resgataremos, mas lembremos sempre que "O AMOR cobre uma multidão de pecados!"

    Daniele, espero ter contribuído e esclarecido. Em caso contrário, deixe seu e-mail no comentário, que eu entro em contato com você por e-mail de modo que possamos conversar um pouco mais.

    PS: Seu comentário com o seu e-mail não será publicado para manter sua privacidade.

    Muita Luz!

    ResponderExcluir
  53. Ninguem sabe a verdade absoluta. Eu nao vi Jesus Alguem viu? Eu nao vi a Deus? Alguem viu? Apenas o sinto. Sim sinto, quando pratico o bem, quando o bem ocorre na minha vida. Não acredito no Diabo, pois creio que o ser humano é Deus e o Diabo ao mesmo tempo. O ser humano tem livre escolha e atraves de nossa consciencia Deus fala connosco. religiao foi inventada para explicar o que nao se entende, mas que na verdade nunca vamos saber se é assim de verdade ou não. Acredito que até a biblia foi escrita com algum proposito e ao le-la só verifico na maioria sofrimento, perseguição, imoralidade, guerra, e para termino um Armagedom cheio de coisas assustadoras. Creio que Deus é algo bem mais superior e inigmatico do que já pensamos que ele é, por isso, creio ser sensato levar uma vida de bem, do que de mal. Fazer o bem é em todos os aspectos mais compensatoria. Claro que existem pessoas que nao conseguem ver isso, pois dentro do equilibrio que existe na TERRA, tem pessoas boas e tem pessoas más. Agora escolha...

    ResponderExcluir
  54. Olá Ramon, parabens pelo seu texto, creio que um dia o homem deixara esse medo (causado pelos insensatos pregadores) de abrir a mente para o novo, li varios comentarios que me deixaram, desculpe a expressao, mas revoltado, as pessoas suspendem o pensamento nao por preguiça, mas por temor de ir contra a Deus, mas eles nos fez inteligentes, e entao creio eu que devemos usa-la. Eu vejo o bem e o mal como dois cachorros famintos brigando dentro de nós, qual vencerá? Aquele que for alimentado. (autor desconhecido) Abraços.

    ResponderExcluir
  55. texto muito bom!!!
    perfeito demais!cara vc tem razao ao dizer que o diabo é criaçao da igreja catolica,o demonio pode existir,mas a igreja catolico inventou uma imagem com uma mistura de todos os deus pagãos. A igreja catolica fez muita coisa errada,associar um deus pagao ,Dianus lucifero ao diabo foi uma delas ,a igreja catolica inventa coisas para acabar com oque ela quiser.mas ela esta perdendo seu poder

    ResponderExcluir
  56. O problema não está na crença da existência ou não de Deus, pois se existimos é porque algo nos criou. O problema está na natureza do criador. O Universo é infinito, portanto, nada pode criar o Infinito, uma vez que nada pode ser maior que ele. Então só nos resta uma alternativa: O próprio Universo é o criador. Mas como o Universo seria o próprio criador? Sabemos que tudo no Universo é regido por uma linguagem matemática. Hoje, os cientistas já sabem queo universo todo é permeado por uma energia. Eles a chamam de Energia Escura, porque não a vêem. Ora, uma Energia infinita e regida por uma linguagem matemática é uma Energia Inteligente. Logo, o próprio Universo é um campo infinito de energia inteligente, mas não Consciente, pois não faz sentido a existência de um ser que não conhece sua própria dimensão, já que é infinito (pelo menos, segundo Huberto Rohden esta forma de consciência que conhecemos). Esta teoria se encaixa na filosofia taoista que diz: Tao (o Universo Imanifesto, Deus) gera Ki (uma energia secundária já pertencente ao universo relativo), pois se divide em Yang e Yin e gera tudo que existe. Para quem quer se aprofundar neste assunto escrevi o livro O MITO DO DEUS PAI publicado pela EDITORA BIBLIOTECA 24X7 e que pode ser adquirido diretamente no SITE DA EDITORA ou na LIVRARIA CULTURA. Ele discute o Universo Inteligente, senhor de sua própria criação. Entretanto, este não é um livro materialista, pois mostra que somos quantidades ínfimas de energia gerada pela vibração da Inteligência Infinita até adquirimos consciência através das sucessivas reencarnações em corpos materiais até evoluirmos para Seres Superiores (Espíritos de Luz).
    Infelizmente, este é um assunto sobre o qual as pessoas se recusam a falar e até a pensar. Elas têm medo, horror mesmo do desconhecido e isso leva ao comodismo de aceitar as explicações burlescas dos religiosos inclusive de que quando se sofre é por que o deus pai gosta muito de nós e está nos pondo a prova para ver nossa o grau de nossa fé. Esta é a desculpa que os religiosos têm par justificar a miséria humana. Como psicanalista posso assegurar que esta é uma atitude de transferência dos nossos pais biológicos que nos protege quando criança para um pai mais poderoso que nos protegerá quando adultos. Recebi um E-mail que trazia uma lenda cherokee da iniciação de um jovem ao estado adulto. Nela ele ficava de olhos vendados a noite toda a mercê de toda sorte de perigos, mas ao acordar e tirar a venda dos olhos viu que seu pai estava ao lado dele o tempo todo. Comparava a mensagem a Deus nos protegendo. Respondi então: Se Deus está ao nosso lado, por que então ele não protege seus "filhos" como o pai do índio e evita tanta desgraça, tanto assassinato no meio do mundo. Esta é a razão pela qual nossos antepassados tomaram os extraterrestres que assomaram em nosso céus como deus e sua comitiva de anjos que vieram trazer justiça à Terra, fazendo prosperar os bons e aniquilando os maus, imagem esta bem retratada nos textos bíblicos e que perdura até hoje, mas o Infinito não pode se reduzir ao finito (aspecto humano). Assemelho esta condição a de dois personagens lendários de nossa história. O primeiro chamado de Bartolomeu Bueno da Silva vendo as índias ricamente adornadas com chapas de ouro procurou saber sua procedência. Como ela se recusaram a lhe informar ele pôs fogo a uma tigela contendo aguardente, afirmando que, se não lhe desse a informação lançaria fogo em todos os rios e fontes. Com medo, os índios informaram o local e o apelidaram de Anhangüera (em tupi, añã'gwea), diabo velho. O outro persongem é Diogo Álvares Correia que recebeu o apelido de Caramuru (palavra tupi que significa lampreia) ao afugentar indígenas que o queriam devorar, matando uma ave com um tiro de arma de fogo. O náufrago português foi tão bem acolhido pelos índios Tupinambás que o chefe deles, Taparica, lhe deu uma de suas filhas para ele desposar.

    Pedro Cabral Cavalcanti – pcabralcavalcanti@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. Pedro, obrigado pelos conhecimentos e interesse pelo blog, além do seu comentário.

    Permita-me dizer que sua teoria de que Deus é o infinito não está alinhada com a ciência tradicional. Existem muito mais evidências de que o universo teve um princípio, do que o universo eterno (sem início). O Big Bang, arrematado por Hubble, quando declarou que as galáxias estavam se distanciando umas das outras, consolidou a teoria do big bang. O que nos leva a concluir que o universo teve uma causa.

    Ora, se o universo teve uma causa, alguém a causou, e não poderia ser o causador ele mesmo. Não sendo ele o seu próprio causador, intuimos, naturalmente a idéia de Deus, o criador eterno de todas as coisas.

    Como podemos ler na primeira pergunta de O Livro dos Espíritos, quando Kardec questiona os Invisíveis sobre "o que é Deus?", recebe a seguinte resposta:

    Inteligência Suprema do universo, causa primeira de todas as coisas.

    Logo, amigo, não podemos dizer o que é Deus com riqueza de detalhes, como pretendemos na nossa doce ignorância, mas temos, com o raciocínio lógico, dizermos o que Não é Deus. E posso dizer com franqueza e certeza, inclusive usando-me da ciência materialista e cartesiana. O Universo não é Deus.

    ResponderExcluir
  58. A Bíblia é clara em Isaías 14, e Ezequiel 28.
    Lúcifer era um anjo ( arcanjo ) que pretendia ser "mais" que Deus, Mas teve seu castigo.
    Anjos não são perfeitos, vejam: Ezequiel 28:15. Eras perfeito em teus caminhos. Entendam, o caminhar era perfeito não quem caminhava. Por isso uma vez ele tropeçou, e saiu do caminho perfeito.
    Em Isaías, há referência a Nabucodonossor, não a Lúcifer, mas trata-se de uma visão profética, uma parábola que pode ser referente ao mesmo texto de Ezequiel.
    Deus é o único perfeito, ele não erra, mas anjos e homens erram.

    ResponderExcluir
  59. Caro amigo Lingua Preta, obrigado pela visita e pelo seu comentário para enriquecer nosso tópico.

    1) não há menção em nenhum dos dois livros sobre Lúcifer. Logo, essa idéia de Lúcifer está muito mais para a imaginação fantasiosa do povo, do que propriamente para uma palavra de Deus.

    2) Deus sendo perfeito, não criaria um ser que futuramente arremataria maior parte da população para o inferno e Deus coscentir com isso.

    3) Deus sendo Justo, não poderia ter criado seres à parte da criação, seres uns mais perfeitos que outros, como os anjos. Estes gozando da presença de Deus e nós homens sendo tentados pelo "diabo".

    4) A condição de anjo (mensageiro) é a condição de um ser perfeito.

    Abs

    ResponderExcluir
  60. Em Alguns pontos concordo com o escritor do blog.
    Mas Realmente não sei, Lúcifer, satanás, diabo , ou como quiserem chamar .. talvez exista. Ou não!
    Mas não entendo, se houve um anjo expulso do céu, porque Deus o colocaria para viver junto com sua mas perfeita criação,(ou não tão perfeita assim ) !?

    ResponderExcluir
  61. Olá,gostaria de deixar meu respeito a crença e opinião de todos,mas a minha é tão forte que não posso expressa-la no meu dia a dia.gostaria de poder mas não posso pois não recebo o mesmo respeito que dou e aqueles que não acham o cumulo riem e me acham louca.
    Eu simplesmente não acredito em deus,diabo,espirito, bíblia,em nada digamos que magico,fantasioso.
    então muitos acham que sou vazia,mas não sou não!
    Sou feliz,tenho dois lindos filhos,perfeitos,super inteligentes.Um marido que é mais do que eu quis que fosse!Tenho uma vida ativa, saúde,meus pais e irmãos estão vivos e saudáveis,tenho entendimento da vida e que ela acontece é agora,quando morremos,simplesmente acabou.
    Quando tive esse entendimento me senti livre,como se pudesse ser feliz sem medo.Ninguém vai me castigar por isso,não vou para o inferno.
    Não crer em deus me faz má?Eu mesma respondo,tenho o mesmo amor no coração que tinha antes,ou até mais pois não é por que "deus" manda que amo,e sim porque sinto amor ao próximo,tenho dó,gosto de fazer o bem,fazer o bem me faz feliz!
    quando converso com pessoas que são felizes amando deus as incentivo pois não vou conseguir desfazer o que a humanidade levou seculos fazendo,criando essa estória magica que acalenta a muitos que tem medo de morrer,ou que perderam alguém e precisam se enganar de que um dia se verão novamente.
    sinto pena que não consigam entender o que entendo,mas se se sentem felizes é o que me importa,quero que o mundo seja feliz,só temos essa chance e passa rápido demais pra perdermos tempo sendo tristes ou mesquinhos.Faça o que gostar,coma o que gostar,tome remédio se sentir dor,se sinta confortável.Enfim sejam felizes
    espero que me entenda,e obrigado.

    ResponderExcluir
  62. Queria fazer uma pergunta.

    O que é mais preferível : Achar que depois da morte tudo acaba ou achar que temos chances de viver para sempre ?

    ResponderExcluir
  63. Pra começar, preferir é algo muito pessoal. Certamente para um ateu ele preferiria que tudo acabasse ao final. Para um espiritualista, que algo exista após a morte.

    Eu, como espiritualista, prefiro crer que depois da vida há outra vida, a verdadeira.

    ResponderExcluir
  64. A interpretação da bíblia depende da ignorância de quem lê.

    ResponderExcluir
  65. Olá a todos...
    Bem, gostei do assunto abordado neste tópico e gostaria de expor minhas opiniões.
    Vejo vocês falando sobre a bíblia sagrada,Deus, diabo e etc..
    -Será que Deus existe ?
    - Reencarnação existe ?
    - O diabo existe ?
    - a Bíblia é contraditória ?

    Bom amigos, se estamos aqui debatendo esse tópico é porque Deus nos dotou de um certo tipo de inteligência né ? Sim ou Não ? .. Se não foi Deus, Quem foi ? .. Evoluímos nossas mentes dos primatas ? .. e os primatas, evoluíram de que? Deu quem ?...
    A unica resposta é NÃO SABEMOS ..
    Como a ciência pode provar que viemos dos ''macacos''?
    Como eles sabem disso ? ... Será que eles tem como base a teoria da evolução de Darwin?
    Mas Darwin num foi um homem assim como nós ?
    Sim ou não ?
    Assim como a arqueologia pode provar que a tantos milhões de anos atrás existiam x ou y especies de vida.Em Mateus 24, Jesus num disse exatamente o que esta acontecendo nos dias de hoje :

    E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

    E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;

    Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
    E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

    Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

    Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

    (Mateus 24)

    Agora, é mais fácil crer em que ? Nos homens ou em Deus ?
    Os homens através de suas inúmeras teorias fazem descobertas, provam isto e aquilo.Mas Jesus não precisou de nenhuma tecnologia para falar o que iria acontecer e que realmente está acontecendo.
    E agora?
    Crer no homem ou em Deus ?
    Será que o homem é tão perfeito ao ponto de por meio da ciência saber a exatamente quanto tempo a Terra existe? ou mesmo saber a quanto tempo existiram animais pré históricos ? Será mesmo que todas essas fontes são confiáveis ? Vocês tem tanta certeza disso, ao ponto de ariscarem suas vidas ?
    Você ao menos estava vivo x milhões de anos atras para ter tenta certeza ?
    Será que o homem pode te dizer o que havia antes do planeta, sol, estrelas e galáxias existirem ?


    “Pela graça sois salvos, mediante a fé” (Ef 2,8).

    “Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a certeza das coisas que se não veem “ (Hebreus 11:1)

    “se creres verás a Glória de Deus“... (João 11:40)


    A Fé é totalmente abstrata ao nosso mundo natural (racional), por isso, para exercer fé é necessário mudar completamente nossos conceitos humanos de “ver para crer” em “crer para ver”.

    Pessoal, essa é minha opinião.
    Obrigado a todos ... abraços


    '' só sei que nada sei.''
    Lembram dessa frase? Foi Sócrates, um grande filósofo que disse..
    Quanto mais a humanidade busca por entendimento, mas descobre que não sabe nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, obrigado pela participação! Sua colocação será respeitada. Recomendo você a leitura dos seguintes artigos, para enriquecer nossa discussão:

      http://www.pensamentoshumanistas.com/2011/03/biblia-o-espiritismo-e-as-religioes.html

      http://www.pensamentoshumanistas.com/2009/02/biblia-e-o-espiritismo.html

      Excluir
  66. Tenham FÉ e dispensem as provas. Ninguém consegue provar nada. Zoroastro, antes das religiões Abramicas, já falava de coisas que depois foram incorporadas às religiões ABRAMICAS (céu, inferno, juízo final, monoteísmo. Os escritos sagrados mais antigos são os VEDAS. Muitas guerras e muita gente já morreu por defender idéias diferentes (dissidentes religiosos e cientistas). Se todos os religiosos seguissem o que pregam, teríamos menos problemas. Uma coisa eu acredito: fé com oportunidade vira um grande negócio! Jung dizia: Tire os deus(es) dos homens, mas deixe algum outro no lugar. Precisamos de hermenêutica, história e semiótica para estudar assuntos assim. Porisso, recomendo mais razão e menos ilusão nesses assuntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fé sem obras é morta.
      Assim como a fé cega, não te leva a lugar nenhum!

      Obrigado pela participação!

      Excluir
  67. Creio que quem inventou deus foi o próprio homem, mas não o homem comum, as elites, que sempre detiveram muito mais sabedoria do que o resto. Eles também inventaram o diabo, porque de nada serviria um deus de amor e justiça se não houvesse a falta desses. Quem irá buscar deus em um mundo perfeito? Também inventaram as religiões para que se busque a paz, afinal guerras são lucrativas, mas nem todos podem morrer, pois exploradores precisam de explorados, e para as pessoas acreditarem que viver vale a pena, procuram alguma religião...o cardápio é variado e lucrativo, para eles! Eles devem adorar quando observam em sites, as pessoas se enfrentado em comentários! Enfim, a origem é uma só e quanto mais divergência acontecer, melhor. Assim fica mais difícil as pessoas perceberem o que de fato acontece e porque estamos aqui. E acreditem, é simplesmente para servi-los e lhes produzir riquezas, que por sinal, já têm muito, mas nos incentivam a competir pelo resto que sobrou e movimentar a máquina afim de que tudo permaneça como está! Eles, através de sua ambição e desejo de poder, através de guerras e golpes, acumulam riquezas, terras e conhecimento desde muito tempo. Por isso hoje não temos distribuição de terras e nem de riquezas. Somos quase obrigados a viver em cidades, trabalhando iguais a loucos, pois os meios de produção lhes pertencem. Se existe algum deus ele deve ter nos criado livres, com os meios necessários para vivermos felizes e em paz. Mas alguns espertinhos egoístas e gananciosos descobriram um jeito de nos aprisionar sem que saibamos. Os poucos donos do mundo sabem de muita coisa, mas não nos revela, e assim continuamos escravos, buscando de forma errada, esclarecimentos que nunca virão, buscando uma evolução que nunca virá, nos perdendo e nos destruindo com as ideologias e informações divergentes que as religiões e o sistema nos fornecem! Tudo para continuarmos caminhando, como ratos em uma esteira, correndo atrás do queijo pendurado a sua frente. Só uma motivação, mas nunca alcançaremos nada! Acredito que Jesus tenha existido e de fato pregado o amor, pois só assim podemos desmoronar este sistema. Se amarmos as pessoas só pelo fato delas existirem, não competiremos mais, não precisaremos mais de religião, nem de dinheiro, nem de nada, pois ninguém estará preocupado em ser melhor que o outro, em ter mais do que o outro, em ser salvo, e é isso que move nossa sociedade. Só precisaremos das pessoas na sua verdadeira essência. Dessa forma as elites terão que fazer concessões, pois não terão mais a quem explorar, porque teremos menos necessidades das coisas supérfluas e mais necessidade das coisas verdadeiras! Se alguém concorda com o que eu escrevi e quiser trocar infomações meu emai e giovisk@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Seja bem vindo ao nosso blog.

      Noto uma angústia profunda no seu texto. E que bom que ela existe! Sinal que sua consciência já goza de alguma liberdade, a ponto de poder questionar o status quo, no que tange o questionamento de Deus, da Evolução, etc.

      Porém, seu discurso está fundamentalmente pautado no materialismo. Nota-se até um colorido comunista, no que é bom. Pois sabemos, independente de crença ou fé, que o sistema atual precisa de reforma.

      Contudo, a sua angústia talvez se agigante porque você está procurando no lugar errado as verdades supremas e absolutas. Toda a busca espiritual independe de religiões, de templos e/ou de sistemas econômicos. A busca por estas verdades começa dentro de nós mesmos.

      Lembrando as palavras de um sábio, deixo pra você uma reflexão: "Seja você a mudança que quer ver no mundo"

      E para que isso seja verdade e possível, você precisará realizar uma busca interior. E o meio que você vai usar para isso, se é o Catolicismo, o Protestantismo, Budismo, Taoismo, Teosofia ou Espiritismo, pouco importa.

      Seja feliz!

      Excluir
  68. Deus é pura bondade e justiça e jamis criaria um ser para disputar a alma de seus filhos.

    ResponderExcluir
  69. EU ACREDITO QUE O DONO DO BLOG DEVERIA COMER O PÃO QUE COLOCOU NO FORNO, SEM SE PREOCUPAR COM O PAO QUE OS CATOLICOS E PROTESTANTES ESTAO COMENDO. QUERER QUE OS OUTROS COMAM DO SEU PAO, OU, SE PREOCUPAR COM O QUE O VISINHO ESTA COMENDO É OBRA DO DIABO. ELE É O ACUSADOR DOS NOSSOS IRMAOS. JESUS CRISTO NUNCA PREGOU O ESPIRITISMO, NEM A BIBLIA. PESSOAS É QUE ARTICULAM OS ENSINAMENTOS PARA ESSA HERESIA. NÃO EXISTE ARGUMENTO BIBLICO PARA O ESPIRITISMO. MAS CADA UM IRA COLHER O PAO QUE COLOCOU NO FORNO E COMEU.... SE QUEM COLOCOU ESSES ENSINAMENTOS NA MIDIA ESTA PREOCUPADO COM O CRISTIANISMO, É PORQUE ALGUM PROVEITO QUER TIRAR. MAS NÃO SE ESQUEÇA QUE JESUS (DEUS) ESTA NO COMANDO DE TUDO E QUE ELE NÃO IRA DEIXAR NENHUM DOS QUE O PAI LHE CONFIOU, SE PERDER. PORTANTO O ESPIRITISMO PERDE O SEU TEMPO TENTANDO LEVAR PARA O ERRO OS FILHOS DE DEUS. A REVELAÇAO DA BIBLIA É SOMENTE PARA OS SERVOS,APOC 1/1 mrrouco@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, obrigado por fazer parte deste blog, deixando seu comentário. É através de ideias divergentes que o mundo evolui. Obrigado por fazer parte disso.

      Primeiramente, este blog é Espírita. Direcionado aos Espíritas e aos que estão interessados nas ideias Espíritas, assim como você, que veio até nós.

      Gostaria de ressaltar que não estamos divulgando as ideias para os Católicos ou Protestantes, mas estamos nos valendo das crenças destas para fazer entender o que preconiza os Espíritos (e o próprio Jesus) com relação ao que é diabo. Todos vêm para esse blog, inclusive os detratores do Espiritismo, por livre e espontânea vontade.

      Percebemos pelos seus comentários que você ignora a Bíblia, porque afirma que a mesma não dá fundamentos para o Espiritismo. Eu ouso afirmar que ela não só dá fundamento, como fortalece, pelos diversos fenômenos que existem, apesar de ter sido altamente modificada a bel prazer no decorrer dos séculos, e mesmo assim insistem em dizer que é a palavra de Deus.... tsc tsc tsc.

      Outro desconhecimento da sua parte é a afirmação de que Jesus é Deus. No Novo Testamento há centenas de ocorrências de Jesus, textualmente, referindo-se ao Pai como uma terceira pessoa. Quando indagado sobre ser bom, ele diz que bom é Deus que está nos céus, isso só para citar um exemplo. Agora, equivocadamente, vocês se apegam a um único trecho no livro de João em que Jesus diz que ele e o pai são um, assim como os discípulos e ele são um, e pronto, afirmam que Deus e Jesus são a mesma pessoa. Então os discípulos e Jesus são a mesma pessoa? Se você diz que Jesus e Deus são a mesma pessoa, então Jesus enganava todo mundo ou era um esquizofrênico, o que não parece ser cabível.

      Anônimo, para encerrar, você deve repensar a sua imagem que tem de Deus, porque Ele não quer servos, ele quer filhos, trabalhadores e continuadores da Sua obra. Deus é amor.

      Obrigado pela sua visita!

      Excluir
  70. Gostaria de fazer uma pergunta: O que define um ser perfeito? A resposta a essa pergunta pode derrubar toda essa teoria, pense

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos condições de definir o que é perfeição. Dentro da nossa pequenez pensamos em Deus como sendo perfeito. Ainda assim essa definição é pobre e imperfeita. ;-)

      Excluir
  71. Ramom
    Lindo seu blog, com artigos relevantes e necessários pra todos
    que desejam conhecer o espiritismo.
    Gostei de muito de seu artigo e principalmente como expõe com
    sensibilidade, não deixando dúvidas.
    Meu abraço fraterno
    Luciana

    ResponderExcluir
  72. O assunto é vasto e desperta tanta digressão porque temos medo
    da morte. Religião é hipótese. Podemos criar uma nova, dizendo que foi Satanás quem inventou o mundo e que Deus é foi o anjo rebelde, não concordando com tanta patifaria. Pra que vírus, basctérias, fungos, um bicho comendo o outro, o planeta
    sempre revoltoso e ainda por cima um Apocalipse para encerrar
    com fecho de outro tanta miséria? E por que tanto poder para Satanás, numa peleja tão sem graça? Deus, meu anjo rebelde que é puro amor, pode tirar-nos desta dimensão infame, se compreendermos o que é Amor. Pronto,assim se cria uma nova religião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa colocação, Ana.

      Obrigado pela participação!

      Muita paz!

      Excluir

Os comentários deixados neste blog, não necessariamente expressarão as idéias do mesmo, podendo ser moderado sem prévio aviso caso seu conteúdo não respeite a trindade: Respeito, Fraternidade e Amor ao Próximo.