terça-feira, 28 de agosto de 2007

Conhece-te a ti mesmo

Estou agora num momento de introspecção ouvindo uma das centenas obras de Frédéric Chopin. Sua forma de dedilhar ao piano, a expressão que varia sutilmente do pianíssimo ao muito forte é de uma magnitude angelical, divina. Cada nota, seja breve ou longa, introduzindo suavemente através dos tímpanos diretamente no âmago da alma uma sensação de paz, serenidade, calma... A música é fascinante, é necessário muita sensibilidade, desprendimento do nosso cotidiano para poder entender o quão magnânimo é a música para o ser humano, poder dar valor a esse grande refúgio que Deus nos revelou para nos auxiliar na introspecção e no conhecimento do nosso Ser. E é sobre essa sensibilidade que eu vou falar hoje, a sensibilidade que temos quando desenvolvemos o conhecimento de nós mesmos.

Usualmente estamos focados em atividades do nosso cotidiano, tais como: trabalhar, estudar, cozinhar, lavar, passar, sair com amigos, etc. Sempre temos todo o tempo necessário quando se trata de cuidar de nossa vida material. Sempre encontramos tempo, por mais assoberbado que estejamos, para sair com amigos, tomar um chopp, ir ao cinema. Talvez por ignorarmos o assunto ou por pura displicência, nunca tiramos um tempo para fazermos uma viagem dentro de nosso Ser. Um verdadeiro tour que nos mostrará quem somos na realidade.

A reflexão é uma ferramenta importante que devemos nos utilizar para facilitar o conhecimento de nós mesmos. Conhecendo-nos temos a sensibilidade de estar sempre em sintonia com o divino, pois o divino está dentro de cada um de nós. Essa sensação de paz, harmonia, serenidade é alcançada quando conseguimos nos despir do preconceito, do egoísmo, da ganância, do materialismo. Consguimos enxergar algo além, muito além da matéria grosseira que nos envolve.

A esperança de uma vida futura sempre vem com a nossa "espiritualização". Nós somos capazes de ver que o que nos cerca não são nada perante o que é real: a vida espiritual. Essa estadia durante este planeta é só um estágio, uma fase, como muitos sabem, mas poucos confiam. É uma oportunidade que temos para depurar o nosso espírito e alcançarmos uma condição melhor.

Com o conhecimento de nós mesmos somos capazes de desenvolvermos o amor ao próximo sem ostentação, enxergaremos a beleza em todas as coisas criadas por Deus. E também, é claro, sentirmos no íntimo do nosso Ser a magnitude das melodias entonadas ao piano por Frédéric Chopin. :)

Que a Paz e a Harmonia possa inundar o nosso Ser!

7 comentários:

  1. Sabe, não estamos acostumados a refletir, muitas vezes pensei que eu não estava nem acostumada a pensar. É incrível como as pessoas fogem de si mesmas e ocultam suas limitações, ignorando o crescimento constante gerado pelo auto-conhecimento. É lamentável, mas no geral, as pessoas não estão dispostas a fazer esta viagem dentro de si mesmas... deve ser medo, né? Bjos

    ResponderExcluir
  2. Renata,

    Muita gente tem medo de ter medo.
    Existem aqueles que não se preocupam com a vida além da vida pois têm medo de não conseguirem o que desejam, pois no interior do ser há aquela responsabilidade grande de ter que fazer alguma coisa de útil para toda a humanidade, algo que contribua, literalmente, para a evolução da espécie - tanto no aspecto material quanto espiritual. E isso não é tão fácil quanto parece!

    Resumindo:
    Afundar-se no materialismo, no egoísmo, na ganância é muito mais fácil do que tentar fazer algo para nos melhorarmos.
    Como disse o nosso amado Senhor Jesus.

    "No mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."

    ResponderExcluir
  3. Li com a alma suas sábias palavras. Foram para mim como um refrigério. Estarei sempre pisando este solo fértil. Tenha paz!

    ResponderExcluir
  4. Chris,

    Muito obrigado pela sua visita! É importante saber que esse trabalho que desenvolvo aqui, apesar de muito pequeno, possa tocar a alma e a sensibilidade das pessoas, isso é o melhor salário para esse trabalho.

    Um Abraço!

    Ramon

    ResponderExcluir
  5. Oi. bacana teu blog, salvei nos favoritos pra ir lendo com calma.
    Tenho blog tb e acho que temos temas parecidos, se quiser poderiamos trocar os links pra divulgar mais, acho que devemos divulgar a parte boa da internet.
    me dá um retorno que adiciono o seu lá e vc adiciona o meu aqui.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Nossa - eu me afinei inteiramente com este blog. Parabéns!!! Que o mestre Jesus possa estar sempre enviando almas iluminadas que nos ajudam a trilhar o túnel da vida.
    Regina

    ResponderExcluir

Os comentários deixados neste blog, não necessariamente expressarão as idéias do mesmo, podendo ser moderado sem prévio aviso caso seu conteúdo não respeite a trindade: Respeito, Fraternidade e Amor ao Próximo.