terça-feira, 7 de agosto de 2007

Professar e Praticar

Atualmente temos centenas de religiões ao redor do mundo. Crenças das mais variadas, cada uma adaptada a uma sociedade, com seus costumes, ritos e cultos. Praticamente todos têm uma religião e esta exerce um papel importantíssimo na vida das pessoas, isso ninguém pode negar.

Todas as crenças têm o mesmo objetivo: dar ao homem, ao final de sua vida, uma certeza de que ele não vai simplesmente deixar de existir. Todas falam de alguma forma de vida extra corpórea. Uns falam da consciência desdobrada pelo espaço outros falam da vida do espírito, ou seja lá que nome seja dado, mas que sobrevive após o padecimento das funções biológicas do corpo humano.

Toda religião que tem por objetivo assegurar a vida após a morte, fala de um fim bom ou ruim, de acordo com as suas atitudes durante a sua estadia neste plano. Nada de bom é entregue de “mão beijada”; se você parar para pensar, constatará que tudo de melhor que a vida nos reserva requer, nem que seja um pouquinho só, de sofrimento. Pois através do sofrimento aprendemos a dar valor e amadurecemos material e espiritualmente. Como diz uma frase que eu li cujo autor eu desconheço: "By suffering comes wisdom."

Só que existe um pequeno problema nisso tudo. As pessoas confundem o praticar com o professar! Confessar publicamente que religião segue não é o suficiente, seria fácil demais. O que Deus quer de nós é a prática dos ensinamentos, pouco importa se você se intitula budista, umbandista, espírita, católico, evangélico, taoísta ou qualquer outra coisa. Deus não dá valor nem atenção exclusiva ao grupo social que você pertence, Deus dá valor ao conteúdo das tuas obras, da sinceridade do teu coração. Da vontade que você tem de amar a Deus sobre todas as coisas e também o próximo como a ti mesmo.

A religião é importante para muitos, mas não é a única ferramenta que um ser humano deve ter em sua bagagem. A ferramenta principal, a única que garantirá a sua existência em um lugar de felicidade após a expiração de seus sentidos materiais, é o amor.

Que todos tenhamos consciência...

3 comentários:

  1. É verdade, com certeza isso muda de forma substancial todas as necessidades básicas de todos os cidadaos que evoluem a este nível!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem, pelo jeito eu não tenho religião mesmo já que prefiro acreditar que deixarei de existir quando morrer, que a minha individualidade se dissolverá totalmente no cosmo e, o que quer que reste de mim, será compartilhado por todos, com a água de uma onda que se desfaz no mar...

    Em todo caso vou dar pitaco porque gosto de pensar na natureza humana e acho que tenho algo de útil para compartilhar...

    Quem pratica uma filosofia ou crença pode ou não professá-la, no entanto a grande maioria dos "professadores" ou, mais adequadamente, evangelizadores na verdade querem impor a moral que não seguem a outros seja para terem uma sensação de poder "EU lhes mostrei a luz de Deus!" equiparando-se a deus ou para que outros façam o que ele mesmo não faz...

    Poucas coisas me irritam mais do que este tipo de evangelizador... Eles são ditadores que caçam o pensamento livre e esta é a minha religião, se eu tenho uma: a liberdade de pensar e repensar o mundo.

    ResponderExcluir
  3. É Roney...

    É aquele papo que as pessoas acham que o mundo está errado, e tentam mudar o mundo para se adaptarem a elas. As pessoas acham que fazendo milhões de prosélitos conseguirão seu espacinho no "céu"...(mudando o mundo pra elas)

    A Reforma Íntima é a coisa que eu mais sugiro às pessoas que tentam se encontrar espiritualmente, independente de religião! Claro, a ferramenta que eu utilizo para isso é o evangelho, como todos já devem ter notado. Mas a reforma íntima, é o que vai te nortear nessa existência, independente se você é ateu ou religioso.

    Abraços e Obrigado pela honra da visita!

    ResponderExcluir

Os comentários deixados neste blog, não necessariamente expressarão as idéias do mesmo, podendo ser moderado sem prévio aviso caso seu conteúdo não respeite a trindade: Respeito, Fraternidade e Amor ao Próximo.