segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O objetivo das religiões do mundo

All religions, arts and sciences are branches of the same tree
(Albert Einstein)


Escrevi há algum tempo um artigo sobre as religiões e, infelizmente, fui mal interpretado por grande parte das pessoas que pegaram-se mais à letra do que a idéia lançada. Com esse texto tenho certeza que me farei entender de forma clara, simples e objetiva. Espero que compreendam e, acima de tudo, reflitam.

O que será que as pessoas pensam com relação a religião? Será que se perguntarmos para os religiosos "para que serve a religião?" eles saberiam responder? Aposto que pouquíssimos saberiam... Talvez por ignorarem o sentido da religião, talvez por nunca terem parado para pensar. Acredito eu que se parassem para refletir na religião em si, poderíamos viver em paz. Você pergunta, por que? Vamos à reflexão...

A palavra religião deriva de religere, que significa religar. Religar o homem à Deus. E como se daria essa religação? Através do conhecimento de si próprio, da reforma íntima praticada, independente dos dogmas, expressões exteriores, credo e/ou fé. O objetivo neste caso é fazer o homem um ser melhor. Melhor no sentido ético e moral. Fazer do homem uma forma de representação da divindade na Terra através da prática da caridade de Deus, a caridade anunciada por Jesus Cristo cujo manual é o Evangelho.

Se o objetivo é melhorar o homem, porque existem guerras entre religiões? Porque umas querem ser mais corretas que outras lançando anátemas àqueles cujo intelecto é menos esclarecido espiritualmente? Isso é um sinal de superioridade? Claro que isso é um sinal de inferioridade. É um sinal de que a religião não está servindo de absolutamente nada. Cumprir dogmas não é ser religioso. Ir à igreja para esquentar bancos não é ser religioso. Decorar toda a história da igreja não é ser religioso. Anatematizar o teu próximo não é ser religioso. Ser religioso é amar o próximo como a ti mesmo, é ter paciência para com o teu irmão, é ser indulgente para com as falhas do teu próximo, é ser mais crítico consigo mesmo e menos crítico para com o teu irmão. Eis os mandamentos das religiões.

Agora, porque será que se o coração das religiões são compostos do ensinamento como "Faça ao próximo o que gostaria que ele te fizesse", e mesmo assim ainda temos guerras e batalhas travadas cuja chulo objetivo é dizer que a religião A ou B é detentora de toda a verdade? Eis o grande câncer que acarreta essa batalha infundada, o egoísmo. Mas isso vai ser matéria para outro artigo!

O que nos resta agora é saber se, independente do nosso credo ou dogmas que praticamos, se nos apresentarmos à frente do grande Juiz, e ele perscrutasse o fundo do nosso coração e o mais íntimo dos nossos pensamentos, estaríamos aptos a exclamar em alto e bom som: "Senhor, fui justo e reto durante minha encarnação conforme o Evangelho do teu Filho Jesus. Conceda-me o privilégio de fazer parte da tua falange de trabalhadores para que eu contribua para a evolução dos teus pequeninos, meus irmãos."

Reflitam.

Muita Paz.

Artigos Relacionados:

3 comentários:

  1. Ramon, esses textos são todos de sua autoria??? Puxa... fiquei impressionada. Muito bom mesmo... suas palavras vieram de encontro às minhas verdades... vão ficar na minha memória.

    Estou adicionando seu feed aos meus favoritos para conferir os próximos posts.

    E obrigada pela visita que me fez. Sinta-se à vontade para retornar sempre que quiser.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. AS RELIGIÕES, SÓ TÊM UM DEVER, É POREM TODO O MUNDO Á BULHA, E ISTO É O QUE A HISTÓRIA TEM PROVADO,MAS NÃO NOS ESQUECEMOS DE QUE DEUS NÃO TEM PARTE NISTO,ISTO É OBRA DO INIMIGO DELE.
    PORQUE DEUS FEZ AS LEIS PARA SE EVITAR QUALQUER DERRAMAMENTO DE SANGUE,E ISTO PROVA QUANTO ESTAS MESMAS RELIGIÕES, ESTÃO FORA DA GRAÇA DE DEUS.
    E ESTES SÍMBOLOS QUE TENS AÍ NO BLOG MOSTRA QUE ELAS TODAS SÃO PAGÃS,E NO ENTANTO ALGUMAS SE DISFARÇAM DE CRISTÃS,MAS SE SOUBESSEM OS SIGNIFICADOS, DOS SÍMBOLOS,IRIAM FICAR BASTANTES DESAPONTADOS.

    ResponderExcluir
  3. acho q a religião criada pelo homem, tem somente por objetivo dividir. os q se dizem detentores das verdades,são os q mais erram. a verdadeira religião estar no amor,no perdão,na compreensão e na vontade de ajudar o proximo

    ResponderExcluir

Os comentários deixados neste blog, não necessariamente expressarão as idéias do mesmo, podendo ser moderado sem prévio aviso caso seu conteúdo não respeite a trindade: Respeito, Fraternidade e Amor ao Próximo.