sábado, 20 de setembro de 2008

Caráter e Temperamento

"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta. "
(Carl Gustav Jung)

Algumas pessoas dizem que nasceram com predisposição para fazer isso ou aquilo. De certa forma elas têm razão, visto que a vida não é limitada a uma existência carnal de algumas décadas, e a "predisposição" não é algo que aparece do nada, não é um efeito sem causa. Porém, muitos trazem consigo, ao galgar os degraus da existência, problemas intríscecos do ser que sobrepujam as qualidades inerentes a um ser humano exemplar. São colocados como algo que nasceu consigo e fazem parte de seu caráter e contribuem para seu temperamento. De certo ponto está certo, mas existe um pequeno equívoco em assumir e conviver com isso.

Diversas pessoas atribuem falhas ao seu modo de ser com excusas, tas como "Mas eu sou assim e ponto" ou ainda, "Eu não tenho como lutar contra isso, é inato em mim". Desculpas de pessoas acomodadas, preguiçosas e sem vontade de se melhorarem. Uns dizem que falhas vêm do caráter outras do temperamento. O que dizer de um desiquilibrado assassino que diante de um júri proclama em alto em bom som "Mas eu fiz isso porque foi mais forte que eu. É como se eu não pudesse lutar contra isso!" ou um alcólatra dizendo "Está no meu gene beber. Os meus genes pedem a água que o passarinho não bebe!".

Brincadeiras à parte! Entretanto não há como atribuir nossas fraquezas ao nosso cérebro ou ao nosso gene. As nossas fraquezas são inerentes ao Espírito, que mantém toda a personalidade do ser. Ao passar dos séculos viemos adquirindo em diferentes experiências as virtudes e as fraquezas que compõem o nosso ser. Cabe a nós lutar contra as fraquezas e exercer as virtudes. Lutar para que possamos encontrar dentro de nós a solução para tais "falhas". A vida é uma escola, estamos aqui justamente para lapidar a pedra bruta do ser e exteriorizarmos o diamante, que é a centelha divina que existe dentro de cada um de nós.

Muita Paz

2 comentários:

  1. Bem que eu já sabia nas nossas conversas que nós nos tornamos esse tipo de pessoa, devido às experiências que tivemos nesta vida e nas vidas anteriores. O comodismo é a doença do espírito que impede que o ser saia de onde está (às vezes está no fundo do poço) para uma condição melhor. Não creio que temperamento seja seja lapidado pelas experiências que tivemos, temos ou vamos ter, e sim, o caráter. O temperamento é o produto do caráter e também da sabedoria.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ramon, hoje eu estava navegando na internet e encontrei seu blog. Gostei muito, pois está em sintonia com o que acredito e busco exercitar na minha vida diária. Parabéns, é um blog de luz, com mensagens verdadeiras e esclarecedoras. Abraços e muita paz para você. Tereza

    ResponderExcluir

Os comentários deixados neste blog, não necessariamente expressarão as idéias do mesmo, podendo ser moderado sem prévio aviso caso seu conteúdo não respeite a trindade: Respeito, Fraternidade e Amor ao Próximo.