quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Mobilização a Favor do Meio Ambiente

Que o meio ambiente está clamando por medidas urgentes para a sua conservação não é novidade para ninguém. Muitos países já estão tirando os planos do papel e colocando em prática. Os países Europeus, por exemplo, muito cuidadosos com o meio ambiente e estão empenhados mudando a cultura para favorecer o planeta, principalmente após o global warming, têm várias medidas interessantes e baratas para diversas áreas do meio ambiente, dentre elas a redução de emissão de gases na atmosfera por meio da diminuição de utilização de automóveis, utilização de bicicletas, carona solidária (carpool ou rideshare), etc.

Uma “solução verde” que seria boa, limpa, fácil implementação e barata é a eólica. Infelizmente o Brasil (e boa parte do mundo) ainda está preocupado com o Petróleo e utiliza-o como fonte principal de energia. Os derivados do Petróleo poluem demais o meio ambiente e são muito caros (às vezes caros só por conta de interesses econômicos). A eólica, apesar de mais fraca, pode ser explorada com o intuito de alimentar grande parte do nosso país-continente e diminuir o consumo desse veneno ambiental que é o Petróleo.

Enquanto o Brasil fica se engalfinhando com os nossos amigos que vivem ligeiramente ao norte por causa do gás natural, por que não gastar energias fazendo alianças com los hermanos Argentinos para explorar a eólica? Para conhecimento, a Argentina está com os tentáculos no Nordeste da Pátria Amada, local mais favorável para instalação dessa tecnologia, pois os ventos nesta região são hiperfavoráveis. E estão gerando energia pra eles no nosso solo.

Dentre outras formas de geração de energia, está a energia gerada pelo lixo urbano. Segundo pesquisadores, o lixo descartado nas cidades geram o metano, que é prejudicial ao solo, ao ar, à água, etc. Já existe tecnologia para utilizar o metano gerado pelos lixões e transformá-lo em energia.

Além disso, podemos falar de soluções verdes para o nosso dia-a-dia, como andar de bicicleta, evitar sair de carro em curtas distâncias, não jogar lixo no chão, etc. Claro, não podemos esperar que os governantes incentivem a nossa mudança de cultura através do meio-ambiente se não estivermos dispostos a mudar. Precisamos enxergar o problema, pois o planeta não está mais agüentando tanta poluição. Devemos nos lembrar que devemos deixar um planeta limpo e habitável para as nossas gerações. Lembremos também que não é a primeira nem a última vez que viveremos por aqui, portanto, cuide do planeta, ele merece!

Leia Também:

3 comentários:

  1. Temos várias pesquisas e possibilidades interessantes aqui no Brasil:
    - Nosso álcool é um dos mais produtivos;
    - Temos células de captação de energia solar bem avançadas e sobram regiões com boa oferta de luz solar;
    - Nossa gigantesca extensão costeira é perfeita para captação de energia extraída das ondas;
    - Creio que li algo sobre aproveitamento de metano do lixo;
    - Apesar dos alagamentos necessários para construção de hidrelétricas esta ainda é uma ótima opção;
    - Nosso beneficiamento de urânio é um dos melhores do mundo e temos que lembrar que o criador da teoria de Gaia hoje é a favor da energia nuclear em caráter de emergência.

    Tem uma medida que eu gostaria de ver implementada em uma ação conjunta entre países: a instalações de satélites para captar energia solar e transmitir por microondas para usinas em terra...

    ResponderExcluir
  2. É Roney...

    Tem um amigo meu que é bastante cético quanto à implementação dessas idéias enquanto esses políticos irresponsáveis e corruptos estiverem no poder. Todavia, acredito no poder da massa, na força do povo, no grito da indignação. Acredito que se mobilizarmos muitas pessoas e começarmos a cobrar os governos, poderemos alcançar os padrões Europeus no que tange o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Entrei através do blog magnetismo da Adriana. Gostei muito do seu blog. Precisamos muito de mais conscientização das pessoas do quanto nosso planetinha precisa de ajuda e de cuidados, afinal, como vc mesmo disse, é o lugar aonde vamos viver ainda por muitas outras vezes...

    ResponderExcluir

Os comentários deixados neste blog, não necessariamente expressarão as idéias do mesmo, podendo ser moderado sem prévio aviso caso seu conteúdo não respeite a trindade: Respeito, Fraternidade e Amor ao Próximo.