quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Por que sou Espírita?

Como muitos sabem, nasci em um lar Cristão. Meus pais, desde que eu era bem pequeno, sempre foram Cristãos Protestantes. Cresci, como é natural, professando a mesma crença e fé. Aprendi boa parte de minha bagagem atual com o que eu vivenciei na minha infância e adolescência. Contudo, ao adentrar na fase adulta, já com condições de avaliar as conseqüências de minhas escolhas, optei por mudar a minha base Doutrinária. Tornei-me Cristão Espírita – ou somente Espírita, como muitos conhecem.

Optei pelo Espiritismo por ser uma Doutrina baseada em experimentos, observação, raciocínio, lógica e fé raciocinada. Por ser não só uma religião destacada da ciência, sociedade, cultura, e tudo mais, mas por ser uma Religião, Ciência e Filosofia que nos esclarece dos problemas mais intrigantes da humanidade desde o campo da Filosofia até a Psicologia, além de explicar fenômenos que, quase sempre, são atribuídos ao misticismo ou ao fantasioso. Escolhi o Espiritismo – ou Doutrina Espírita –, por me ensinar a Fraternidade no seu significado mais amplo. Por me fazer entender que, independente de raça, cor, sexo, religião ou condição social, somos todos irmãos no mesmo estágio de evolução – salvo algumas exceções – o que nos incapacita julgar quem quer que seja por qualquer dos atributos acima listados.

Entendi através da Reencarnação que nada acontece nesse mundo por acaso. Não há mérito sem trabalho e não há sofrimento sem causa. Aprendi que para tudo que existe, existem Leis Universais que regem a harmonia desde o átomo até as galáxias.

Aprendi na Doutrina Espírita que não existem inferno eterno e nem contemplação eterna. Aprendi que não é pelo fato de nos despirmos do nosso corpo material que iremos a um dos destinos citados. Iremos sim, ter com espíritos que vibram na mesma faixa vibratória que nós. Se baixa for a vibração, com Espíritos sofredores impuros e imperfeitos nos afinaremos. Se alta, afinaremo-nos com Espíritos elevados, trabalhodores do bem e versados no amor ao próximo.

Enfim, encontrei no Espiritismo uma forma de me despir da máscara que muitas vezes se apossava da do meu Ser, acobertando minhas falhas e me tornando hipócrita comigo mesmo. Aprendi que somos falhos, imperfeitos e com uma larga trajetória a percorrer. Notei que sendo transparente e encorajando-me ao trabalho do dia-a-dia da seara de Cristo, versando o amor a Deus e ao próximo, poderei me nutrir da esperança de um dia estar ao lado do nosso Pai trabalhando para que nenhum de nossos irmãos se perca, assim como faz hoje o nosso amado mestre Jesus.

Hoje posso dizer, sem qualquer ressentimento, medo ou culpa que a Doutrina Espírita me fez um homem melhor.

Muita Paz!

Artigos Relacionados:

6 comentários:

  1. olha meu irmao eu ja fui em centros espiritas procurar respostas para muitas duvidas que tinha , como porque as pessoas nasciam cegas , inocentes morriam , homens que gostam de homens e mulheres de mulheres e isto 'e abominacao a Deus . Por exemplo uma pessoa que 'e homossexual ela tem medo da igreja a julgar ela se sente mal e ja quando ela vai no espiritismo la eles aceitam e falam que vc 'e assim pq vc ta pagando o que vc ja fez a um gay no passado, nossa isto nos da um alivio n'e. ?! mais em LV 18:22 diz HOMEM NAO TE DEITARAS COM OUTRO HOMEM, COMO SE FOSSE MULHER. isto ;e abominacao para Deus. E sobre os espiritos a biblia fala em DEUTERONOMIO 18:9 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
    Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;,. Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.
    Aqui vai uma pergunta, quem 'e mais forte DEus (abomina quemm consulta mortos) ou Alan kardec (criou o espiritismo) ?? meu amigo abra seus olhos e caia na real os espiritos que falam na boca de chico xavier sao espiritos malignos que enganam aos homens fazendo eles aceitarem os seus pecados para descer ao inferno. Sei que vc vai dizer que espiritos malignos nao ensinaria o amor como ensina a ceita espirita " As heresias dos falsos espíritos aparecem como se fossem sinais de luz. (2 Coríntios 11:14) - "E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz." O diabo age, através de suas mentiras, tentando enganar, e para isto, ele não aparece como mal e sim como bondoso e caridoso. Meu email 'e querida.amada@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Comentários de gente como a pessoa que se identifica como "querida" só servem para demonstrar como as religiões cristãs tem deteriorado em desamor, preconceito, arrogância e até ódio... Uma pena. Há muita beleza nas palavras de Cristo, principalmente em Mateus 5.
    O que tem a ver a homossexualidade com sua opção pelo espiritismo? Está claro que a pessoa que comentou está em uma cruzada contra os gays.
    A esses novos cruzados, que não farão outra coisa além de destruir o que há de belo no cristianismo caso tenham sucesso em suas investidas, só tenho uma coisa a dizer:
    "Se há um Deus que criou o Universo ele nos deixou um e apenas um livro: a própria criação! E apenas uma luz para lê-lo: a consciência.
    O que vemos na criação são mais de 450 espécies de animais que apresentam comportamento homossexual tanto entre machos quanto entre fêmeas. Essa é a vontade do criador pois animais não tem outra consciência além da que lhes foi dada por quem os criou.
    Se o seu livro diz que as coisas que foram criadas estão erradas então você não está lendo o livro do criador, vc está lendo o livro de alguém que se faz passar pelo criador, lamento muito."

    ResponderExcluir
  3. O que me pergunto é como pessoas que não concordam com a Doutrina Espírita caem neste blog.

    Parece que elas têm é medo de assumir a responsabilidade que a Doutrina Espírita nos alerta que temos para com nossos atos, e para continuarem podendo transferir seus pecados/dificuldades para Deus ou para o diabo, tentam convencer os outros que crêem de maneira adversa.

    Se outras pessoas acreditarem no que ela está verborragiando, vai dar mais força ao que elas crêem (fugindo de suas responsabilidades), logo não enfrentando a si próprias.

    ResponderExcluir
  4. COMPANHEIRO DE IDEAL ESPÍRITA, FICO FELIZ POR LER SEU DEPOIMENTO, EU TB VIM DE BERÇO CATÓLICO E AOS 25 ANOS DE IDADE PROCUREI RESPOSTAS NA DOUTRINA ESPÍRITA E ME ENCONTRO ATÉ OS DIAS DE HOJE COMPLETANDO 23 ANOS DE ESTUDOS NA DOUTRINA. PRECISAMOS SIM DIVULGAR ESSA ABENÇOADA DOUTRINA PARA QUE TENHAMOS UMA HUMANIDADE MAIS FRATERNA. QUE JESUS ILUMINE SEMPRE. DAVID VELOSO FURTADO - RIO POMBA MG.

    ResponderExcluir
  5. Seu blog entrou para os meus favoritos =)
    Adorei o texto e, como espírita de berço, concordo em número, gênero e grau.
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir

Os comentários deixados neste blog, não necessariamente expressarão as idéias do mesmo, podendo ser moderado sem prévio aviso caso seu conteúdo não respeite a trindade: Respeito, Fraternidade e Amor ao Próximo.